Porque não se deve deixar o bebê chorar?

Perguntado por: zpires . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Existem, aliás, estudos que indicam que a prática do choro controlado num bebé ou criança pode comprometer o seu desenvolvimento cerebral, causar ansiedade na idade adulta, entre outros problemas.

Há quem diga que isso ajuda a fortalecer psicologicamente, mas a verdade é que NÃO é bom deixar o bebê chorando. O choro do bebê é um dos grandes motivos de angústia aos cuidadores, mas não há razão para sofrer, pois o choro é a forma que o bebê tem para se comunicar e informar uma necessidade.

O ato de chorar faz parte do nosso desenvolvimento físico e psicológico. Dessa forma, se o bebê não tem nenhum problema de saúde, mas está chorando na hora de dormir, o indicado é deixar desabafar. Assim ele se acalma sozinho até a hora que pegar no sono.

O choro é uma maneira do recém-nascido encher seus pulmões de ar, expelir o líquido amniótico que estava dentro deles e ajudar na expansão e abertura do órgão. "É o início da troca independente de oxigênio e gás carbônico pelo bebê, ou seja, ele chora para sobreviver sozinho e iniciar a respiração", explica o médico.

É um período agitado pelo qual praticamente todos os bebês passam, que geralmente acontece no mesmo horário todos os dias, entre 17h e 0h. A hora da bruxa no bebê costuma começar entre sua 2ª e 3ª semana de vida, atinge seu pico por volta da 6ª semana e diminui a partir dos 3 meses de vida.

Muitas mães e pais se perguntam quanto tempo podem deixar o bebê chorando: será que existe um tempo ideal? “O recomendado seria fazer uma pequena pausa durante o período de resmungo do bebê e aguardar se ele consegue dormir sozinho.

Fará mal deixar o bebê chorar para que ele aprenda a dormir sozinho? Bem, deixá-lo chorar por algum tempo, seja durante a noite ou durante o dia, não é algo prejudicial a ele. Aliás, é normal que um bebê de 6 meses de idade chore uma hora por dia, sendo que maior parte desse choro costuma acontecer na hora de dormir.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

O bebê de um mês: os primeiros dias de vida. Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, esse é o momento em que passamos a conhecer o nosso bebê. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase é algo bem complexo e novo.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

Pelo menos, quando se trata de um recém-nascido. Os primeiros 60 segundos que ele passa fora do útero são cruciais e podem mudar a vida do pequeno para sempre, dependendo da assistência que receber ou não. Esse período é tão importante que é conhecido como “minuto de ouro”.

Veja as nossas dicas e entenda como acalmar um bebê:

  1. Mantenha a calma. ...
  2. Enrole o bebê ...
  3. Coloque o bebê de lado. ...
  4. Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo. ...
  5. Balance o bebê ...
  6. Estimule a sucção do bebê ...
  7. Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica.

Mas como saber se o bebê está com frio dormindo? As orientações são basicamente as mesmas. Observe se o seu filho demonstra algum desconforto e toque delicadamente a barriga, o peito e a nuca. Lembre-se de que é natural a temperatura abaixar durante o sono, porém temperaturas abaixo de 36°C são um sinal de hipotermia.

Quando a pressão do sono aumenta nos bebês ocorre a pressão homeostática, deixando o bebê chatinho, choroso. O bebê está exausto, mas não dorme. Esse efeito se dá, porque a falta de sono acarreta a liberação do hormônio cortisol, relacionado ao estresse.

Como ensinar o seu bebê a dormir sem choro: 4 dicas práticas

  1. 1 – Observar as janelas de sono. Você já ouviu falar em janela de sono? ...
  2. 2 – Reconhecer os sinais de sono. ...
  3. 3 – Investir em um ritual de sono. ...
  4. 4 – Estruturar uma rotina para o bebê dormir sem choro.