Quantos centímetros o cabelo cresce durante a gravidez?

Perguntado por: tmonteiro4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

Além disso, como o metabolismo da grávida é mais acelerado, os fios crescem mais rápido também”, explica a dermatologista.

Os cabelos crescem cerca de 0,3 a 0,4 cm por dia, ou seja, uma média de 1 cm por mês. Asiáticos possuem taxa de crescimento mais longa (1,3cm/mês), enquanto o cabelo étnico tem taxa de crescimento menor (0,9cm por mês). Assim, quanto maior a velocidade de crescimento, temos também cabelos mais longos.

Os hormônios da gravidez, sem dúvida, alteram os cabelos. O aumento do nível de estrógeno pode ativar seu crescimento, já a progesterona estimular as glândulas sebáceas, deixando o raiz mais oleosa. Mas calma, normalmente, após o terceiro mês e no máximo até o final da gestação, tudo deve voltar ao normal.

Seu corpo precisa de mais nutrição durante a gravidez. A necessidade de ferro e micronutrientes é alta. A ingestão insuficiente pode levar à queda de cabelo ainda na gravidez. Além disso, a falta de proteínas, vitaminas e minerais (como o zinco) no corpo também pode contribuir.

Na gravidez, conforme o bebê cresce, vai ocupando cada vez mais espaço dentro da mãe. Por isso, durante as 40 semanas de gestação, o corpo da mulher passa por alterações drásticas, algumas das quais, como o crescimento da barriga e dos seios, que podem ser percebidas fisicamente.

biotina

O que tomar para fortalecer o cabelo? Como deu para notar, a biotina é uma das principais vitaminas para melhorar a queda de cabelo e para o cabelo crescer forte e rápido.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano.

Mesoterapia: aplicação de injeções de vitaminas e enzimas no couro cabeludo. Atua direto na raiz do problema, fazendo com que os folículos produzam mais fios, que serão mais fortes e densos. Ledterapia: utiliza diferentes tipos de luzes para estimular a oxigenação do couro cabeludo e estimular o crescimento dos fios.

4 – Evite chapinha ou secador
Os hormônios típicos do período gestacional podem causar algum grau de ressecamento dos fios, e isso tende a se agravar com o uso desses itens. Por isso, para cuidar do seu cabelo durante a gestação evite a chapinha e o secador!