É possível ter barriga com 7 semanas?

Perguntado por: ncavalcante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A barriga vai demorar um pouco mais para crescer, já o útero começa a se expandir e tem o tamanho de uma laranja média. O inchaço e a prisão de ventre, possíveis sintomas, podem deixar a barriga um pouco maior.

Apesar de a barriga não aparentar ser de gestante, ela já pode estar um pouco mais inchada. As aréolas das mamas também podem começar a escurecer.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

Como os hormônios da gravidez estão aumentando neste momento, qualquer aumento no tamanho da barriga que você vê ou sente pode ser simplesmente inchaço, que é um sintoma comum do início da gravidez. À medida que seu útero começa a se expandir em algumas semanas, você pode notar que ela está começando a aparecer.

Terceiro trimestre
De acordo com Valladão, a barriga passa a endurecer com maior frequência nessa fase, pois as contrações de treinamento são mais recorrentes.

A explicação para essa sensação é a de que a pele da região do abdômen, que já esticou bastante previamente, apresenta mais flacidez, por isso, a tendência é que a barriga do segundo filho apareça mais rapidamente do que a da primeira gestação.

Começa a distinguir-se as narinas e o sulco das gengivas. Os olhos em cada lado da cabeça são pontos escuros. O corpo embrionário é uma estrutura em forma de “C”. Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam.

Dizer que o visual da barriga informa o sexo do bebê (se for menina, a barriga é mais alta e se for menino, é mais baixa) é um grande mito. O que define se a barriga da mulher vai ficar mais alta ou baixa é o formato e condição do corpo da gestante.

Isso porque a musculatura uterina e pélvica se torna mais flácida após uma primeira gestação, se distendendo com mais facilidade da segunda gravidez em diante.

Embora seja uma das crenças mais populares, o formato do abdômen não está relacionado ao sexo do bebê, mas à posição do feto no útero. Não há nenhuma evidência científica que aponte o formato da barriga como uma das diferenças entre feto masculino e feminino.

A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca.

Quais as diferenças no corpo da gestante? Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.

“Como as células de gordura estão em maior número e mais gordinhas, a cútis tende a ficar mais esticada, o que causa um efeito de luminosidade e a deixa com uma aparência viçosa”, explica Amanda Alvarez, obstetra do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.

Finalmente, apesar de o crescimento do abdome não ser bem perceptível, principalmente se se tratar de uma primeira gravidez; a gestante pode sentir dores na região inferior do abdome, relacionadas ao crescimento e/ou contração do útero.