Qual o antiácido que grávida pode tomar?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Antiácidos, que neutralizam o ácido do estômago (ácido gástrico), podem oferecer alívio da azia durante a gravidez2,3. Contudo, eles somente devem ser tomados sob orientação médica. Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2.

Tanto os inibidores do receptor H2 (ranitidina, famotidina e nizatidina) quanto os IBP (lanzoprazol, esomeprazol, pantoprazol, rabeprazol) são considerados pelo FDA como pertencentes à categoria B durante a gestação.

Usar antiácidos durante a gravidez aumenta o risco do bebê ter asma.

Remédios caseiros para alívio da azia
Comer maça ou pera que são frutas que regulam a acidez no estômago. Tomar ou comer algo gelado como picolés, sorvetes e até mesmo chupar gelo ajudam na queimação. Beber sucos como o de melão que é uma fruta alcalina e rica em magnésio além de ajudar a reduzir a acidez no estômago.

Gravidez e amamentação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este produto pode ser usado durante a amamentação. Sabe-se que o medicamento passa para o leite materno, no entanto nas doses recomendadas é improvável causar riscos para a lactante.

Remédios Caseiros e Naturais: Algumas mulheres encontram alívio ao beber chá de camomila ou de gengibre. Ambos têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar o refluxo. Mastigar pastilhas de alcaçuz ou amêndoas também pode ser benéfico para algumas gestantes.

quais alimentos podem piorar a azia
Alimentos muitos pesados e de odores fortes, principalmente quando são consumidos à noite, podem piorar a azia.

Os primeiros sinais de gravidez podem ser tão sutis quanto um desejo ou aversão por comida, ou mais perceptíveis como manchas ou sensibilidade nos seios. À medida que a gravidez avança, alguns desses sinais e sintomas provavelmente retornarão, incluindo azia, cólicas e micção frequente.

Podem ser prescritos antagonistas dos receptores H2, como a ranitidina, ou inibidores da bomba de prótons, como omeprazol e pantoprazol.

Hidróxido de Alumínio deve ser usado durante a gravidez somente se os benefícios potenciais para a mãe excederem os riscos potenciais, incluindo aqueles para o feto. Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Você não deve usar MYLANTA® Plus se tiver alergia a qualquer componente de sua fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com disfunção renal. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.