Como criar uma hipérbole?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A hipérbole pode ser obtida a partir da secção de um cone duplo. De forma analítica, a hipérbole é o lugar geométrico formado pelos pontos em que a diferença entre distância desse ponto a outros dois pontos conhecidos como focos é sempre constante.

O exagero é o que caracteriza a hipérbole. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração. Ela pode ser identificada em falas do cotidiano, em textos literários ou artísticos e também na propaganda.

Os elementos mais importantes de uma hipérbole são os focos, vértices, eixos, distância focal, semi-eixos e assíntotas.

O que nos leva a concluir que y se aproxima de ± b a x. Por isso, dizemos que as retas de equação y = b a x e y = − b a x são as assíntotas da hipérbole de equação x2 a2 − y2 b2= 1. b2= 1 for a equação reduzida de hipérbole, suas assíntotas serão y = ± a b x.

A hipérbole é uma figura geométrica plana formada pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução. A figura resultante dessa intersecção também pode ser definida algebricamente, a partir da distância entre dois pontos. As hipérboles, embora estejam totalmente contidas em um plano, são curvas.

Exemplos do uso de hipérbole

  • Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso.
  • Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada.
  • Eu morro de rir quando assisto a essa série!
  • Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

“A comida demorou tanto que eu até morri de fome!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a fome tirou a vida da pessoa. “Eu corro mais rápido do que um carro!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a velocidade da pessoa é maior do que a de um carro.

De forma geral, a hipérbole é marcada por um exagero, uma intensidade aumentada para aquilo que está sendo dito. É uma maneira de trazer potência para um enunciado simples. Geralmente, essas exacerbações são gritantes, que não fazem sentido real, com uma intensidade muito maior do que pode ser observado na realidade.

O objetivo central da hipérbole é construir elementos que dão efeitos ao discurso. No caso da hipérbole, a finalidade é dar ênfase à alguma ideia. Então, é exatamente a figura de linguagem oposta ao eufemismo, que tem o objetivo de minimizar uma expressão.

Os pontos e são chamados de focos da hipérbole e ⁢ c = | F 1 ⁢ é chamada de distância focal. O ponto médio entre os pontos e é chamado de centro da hipérbole. São chamados vértices da hipérbole os pontos e , sendo que o segmento ⁢ é chamado de eixo real (ou transverso) da hipérbole.

O comportamento da reta pode ser descrito pela equação reduzida y = mx + n, que possibilita sua representação no plano cartesiano. A equação reduzida da reta facilita a representação de uma reta no plano cartesiano.

Definição de hipérbole pelas suas propriedades métricas: hipérbole é o lugar geométrico dos pontos cuja diferença das distâncias a outros dois pontos (chamados focos) é constante.

A palavra tem origem do termo grego “hiperbolé”, que é resultado da junção de duas palavras “hiper” (além/ por cima/ sobre/ por cima/ além) + “bole” (lançar/ atirar), que traduzindo ficaria algo como “atirar para cima” ou “lançar além”, que também representa o sentido de “excesso” ou “exagero”.