Como começa o daltonismo?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O daltonismo geralmente é hereditário, afeta mais os homens que, por sua vez, herdam o cromossomo sexual X da mãe. Ou seja, como o sexo feminino é definido por dois cromossomos X e o masculino por um X e um Y, para ser do sexo masculino, o bebê sempre recebe o cromossomo X da mãe e o Y do pai.

A principal característica que demarca o daltonismo está na dificuldade de identificar e diferenciar, sobretudo, o vermelho e também o verde, mas há variações e diferentes graus de intensidade no qual o problema pode ser manifesto.

O daltonismo geralmente tem origem genética, sendo uma disfunção do cromossomo X. Além da motivação genética, o daltonismo também pode se desenvolver a partir de uma lesão ocular ou neurológica.

Pessoas daltônicas apresentam desde muito cedo dificuldade na identificação de cores. Os daltônicos podem apresentar peculiaridades na escola como por exemplo, pintar um coração de cinza ou a grama de marrom.

Existem quatro tipos:

  • deuteranomalia: é o tipo mais frequente de daltonismo vermelho-verde. Faz o verde parecer mais vermelho. ...
  • protanomalia: faz com que o vermelho aparente ser mais verde e menos brilhante. ...
  • protanopia e deuteranopia: as duas impossibilitam diferenciar o vermelho do verde.

#VERDADE: apesar da maioria dos casos ser genético, uma pessoa pode se tornar daltônica devido a lesões nos olhos e sistema neurológico, doenças oculares (glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e catarata), doenças cerebrais e do sistema nervoso (Alzheimer e esclerose múltipla) e pelo uso de medicamentos ...

Daltonismo é um problema de visão que dificulta a percepção das cores, provocado por uma anomalia hereditária recessiva do cromossomo X. Por isso, geralmente é mais comum em homens, que têm apenas um cromossomo X.

Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai possuir visão normal (D), há a probabilidade de 50% dos filhos serem daltônicos e 50% das filhas serem portadoras do gene. Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai for daltónico (d), 50% dos filhos e das filhas serão daltônicos.

Infelizmente, o daltonismo não possui cura nem prevenção, por se tratar de uma herança genética. Se o distúrbio tiver sido adquirido fora da hereditariedade, como doenças e medicamentos, pode regredir ou estabilizar. Para reduzir as chances de ter anomalia na visão, use medicamentos apenas com orientação médica.

Na visão do daltônico, o que ele enxerga são tons de marrom, verde ou cinza. Mas vai variar de acordo com a quantidade de pigmentos do objetivo focado. A tendência é que o verde pareça vermelho, tipo sépia.

Em alguns casos, a criança não é capaz de ver a diferença entre sapatos marrons e pretos; outras crianças podem ter dificuldade em distinguir as luzes verde, amarela e vermelha do semáforo. Na forma mais grave do distúrbio, todas as cores são percebidas como tons de cinza.