Como calcular a gravidez pelo dia da concepção?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

Isto é, a fecundação do óvulo e, consequentemente a gravidez. Para isso, basta somar 11 e 21 dias à data do primeiro dia da última menstruação para ter uma data provável. Por exemplo, se a última menstruação aconteceu no dia 2 de fevereiro, a concepção poderá ter acontecido entre os dias 13 a 23 de fevereiro.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Um dos questionamentos mais comuns é se há a possibilidade de ocorrerem sintomas antes do atraso da menstruação – já que esse é o sinal mais característico em uma gestação. O fato é que, sim, é possível sentir, por exemplo, dores e maior sensibilidade nas mamas, náuseas, enjoos, sonolência, entre outros.

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

No início da terceira semana após o início da menstruação acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino.

Dependendo do exame realizado, podemos ter um teste de sangue positivo em aproximadamente 10 dias após a nidação e um teste de urina (encontrado em farmácias) positivo em 20 dias. Saiba mais sobre o exame Beta hCG.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves. O leve sangramento de escape que pode ocorrer é chamado de sangramento de implantação. Ele é resultado do processo de implantação do embrião na parede uterina. O sangramento de implantação é perfeitamente normal.

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Quando o espermatozoide encontra o óvulo, ocorre a fecundação. O agora chamado zigoto (produto do encontro do gameta masculino e do gameta feminino) é transportado pelos cílios das trompas até o interior do útero, onde se fixará no endométrio.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.