Como identificar o predicado nominal exemplos?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz. (núcleo: feliz) Fiquei exausta. (núcleo: exausta)

Predicado nominal
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação realizada e não atuam como o núcleo do predicado nominal: estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar e permanecer.

As orações que possuem em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito são constituídas de um predicado nominal. Assim, o predicado nominal é aquele formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado.

O predicado verbo-nominal apresenta dois núcleos: o verbo e o nome. O verbo (transitivo ou intransitivo) expressa uma ideia de ação realizada pelo sujeito da oração. O nome (substantivo ou adjetivo) apresenta um estado ou qualidade do sujeito ou atribui uma característica ao objeto.

São classificados em: verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto.

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).

Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.

As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal. São chamadas de formas nominais porque desempenham tanto função de verbo, como função de nome.

Emprego das formas nominais do verbo

  1. - Infinitivo – equivale ao valor de um substantivo;
  2. - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio;
  3. - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo.
  4. Comprado o presente, fomos para a festa.