O que é uma concepção de educação?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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As concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis: o nível da filosofia da educação que, sobre a base de uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre a problemática educativa, busca explicitar as finalidades, os valores que expressam uma visão geral de homem, mundo e sociedade, com vistas a orientar ...

Tendências pedagógicas liberais

  • Tradicional. A tendência pedagógica tradicional foi uma das primeiras que o Brasil instituiu. ...
  • Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. Outra tendência e concepção pedagógica da educação brasileira é a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. ...
  • Tecnicista. ...
  • Libertária. ...
  • Libertadora. ...
  • Histórica-crítica.

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
estabelece que a educação básica no Brasil deve promover o desenvolvimento humano global dos estudantes, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva, sustentável e solidária.

Art. 1o A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Concepções é o plural de concepção. O mesmo que: ideias, criações, fecundações, julgamentos, opiniões, pontos de vista.

As concepções de educação embasadas nas escolas tradicional, escolanovista e tecnicista são chamadas de teorias acríticas, pois não exercem compromisso com as transformações sociais, avalizando o sistema econômico e social imposto, por meio de um currículo que privilegia a cultura da elite dominante.

Identificaram-se quatro tipos de concepções de ensino: tradicional, experimentalista, pragmático e social.

No Brasil, atualmente, há sete principais linhas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf. Algumas escolas são mais puristas.

Características da concepção pedagógica tradicional. O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).

Essencialmente no que se refere à Escola, o currículo da Educação Integral pressupõe o acesso do estudante a todas as áreas do conhecimento de maneira articulada e permanente, rompendo com a fragmentação das disciplinas e dando sentido aos conteúdos a partir das questões, trajetórias, experiências e relações dos ...

A escola se fundamenta na concepção de homem como ser livre, comprometido com a construção do seu conhecimento, atuante e consciente do seu papel na sociedade. A educação, como prática em nossa escola, tem o ensino como desestabilizador de verdades.

O currículo busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas que estruturam o cotidiano das instituições.