O que é o objeto direto e indireto?
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.
O que é objeto direto e indireto e exemplos
O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.
O que é objeto direto e exemplos
O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.
O que é o objeto direto
Assim, definimos que: Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.
O que é objeto indireto e exemplos
O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.
Como saber que é objeto indireto
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Como identificar o objeto direto exemplos
Exemplos:
- Ana vende livros. (livros = objeto direto)
- O pai abraçou o filho. (o filho = objeto direto)
- Você conhece o José? (o José = objeto direto)
- Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).
Quais perguntas fazer para saber se é objeto direto ou indireto
Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo. O objeto indireto pode ser representado principalmente por: um substantivo: Ninguém respondeu ao questionário.
Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto
Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos.
- Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição.
- Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
Quando é verbo transitivo direto
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
O que é um verbo transitivo indireto
Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.
O que é um objeto de exemplo
Significado de Objeto
substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto.
Quais são as preposições do verbo transitivo indireto
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.
Quais são os objetos diretos
Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.
Como saber se é OD ou OI
Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).