Qual é a diferença entre concepção e percepção?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Deste modo, por exemplo, percepção (do latim perceptĭo, ōnis, «compreensão, faculdade de perceber») é o «acto ou efeito de perceber», concepção (do latim conceptĭo, ōnis, «acção de conter, de abranger; concepção, ideia, noção») é o «acto ou efeito de conceber», e recepção (do latim receptìo,ónis, «acção de receber») é ...

Concepção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de conceber ou gerar um ser no útero. Também pode ser um sinônimo de compreensão, percepção ou conceito.

Conceito transmite a ideia de concepção, de gestação de uma ideia. Tem origem no latim conceptus que significa “conter algo”, “formar dentro de si”. Assim, quando se cria um conceito sobre algo, o que se produz é uma interpretação possível e completa sobre aquilo.

Operação pela qual o sujeito forma, a partir de uma experiência física, moral, psicológica ou social, a representação de um objeto de pensamento ou conceito.

1 ideias, conhecimentos, noções, informações, entendimentos, compreensões, discernimentos, inteligências, conceitos, convicções, juízos, opiniões, perspectivas, posturas, posições, visões, interpretações, ângulos, olhares, óticas, prismas, pontos de vista, pareceres, julgamentos, crenças.

Concebe-se a educação como elemento propiciador de conhecimento sobre a realidade, pelo debruçar-se sobre ela, a fim de extrair contextos significativos para a formação humana. Conforme Frigotto (2005), nesta concepção, o trabalho engendra um princípio for- mativo.

Na Contemporaneidade, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social. Nesse processo, a criança passa a ser vista como um indivíduo que tem necessidades como um sujeito histórico e de direitos, ou seja, ela passa a ser vista como um ser total, completo e indivisível.

O ser humano para a Filosofia
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Resposta: É o Latim CONCIPERE, “engravidar”, formado por COM, intensificativo, mais CAPERE, “tomar, pegar”. A ideia básica é a de receber sêmen no útero.

No presente artigo, o termo concepções do trabalho designa o pensamento elaborado e articulado que oferece definições ao indivíduo sobre a posição que o trabalho deve ocupar em sua vida, o modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e sua hierarquização, e uma leitura das características do trabalho ...

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

A Teoria Comportamental, também conhecida como teoria behaviorista, é uma corrente de pensamento dentro da psicologia que enfatiza o estudo do comportamento humano observável, em vez dos processos mentais internos que não podem ser diretamente observados.

A concepção acontece quando o espermatozoide (célula reprodutiva masculina) e o óvulo (célula reprodutiva feminina) encontram-se dentro do corpo da mulher, numa das trompas de Falópio.

A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.

São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.

A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.