O que é concepção de desenvolvimento?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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As concepções de desenvolvimento influenciam a forma como os professores entendem o desenvolvimento e a aprendizagem de seus estudantes e têm importante influência no planejamento das aulas, na maneira como as atividades são realizadas com os alunos, na forma como os professores se relacionam com eles, na crença ou não ...

O desenvolvimento geral do individuo será resultado de suas potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as várias fases da vida. A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo. As passagens pelos estágios da vida são marcadas por constante aprendizagem.

As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.

Teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as mudanças são mais marcadas em períodos de transição rápida, mas mudanças ocorrem ao longo de toda a vida do indivíduo, não só nestes períodos. Portanto, é preciso se ampliar o escopo do entendimento do que é o estudo do desenvolvimento humano.”

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

São várias as concepções de desenvolvimento humano presentes no ambiente escolar. Dentre elas, as mais frequentes são a inatista, ambientalista e interacionista.

Também, desenvolvimento infantil pode ser caracterizado como “um processo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança”.

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Concebe-se a educação como elemento propiciador de conhecimento sobre a realidade, pelo debruçar-se sobre ela, a fim de extrair contextos significativos para a formação humana. Conforme Frigotto (2005), nesta concepção, o trabalho engendra um princípio for- mativo.

A visão de aluno nesta pedagogia tradicional é de alguém que, não tem capacidade de construir, sozinho, seu conhecimento, sendo o professor, o detentor de todo conhecimento. O aluno nesta concepção de mundo, equivale a um papel em branco, no qual se poderá preencher todo o conhecimento acumulado.

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO:
Para Piaget quando uma pessoa entra em contato com o novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade de voltar ao equilíbrio. O processo começa com a assimilação do elemento novo, com a incorporação as estruturas já esquematizadas através da interação.

Quando o termo surgiu inicialmente, na Europa do século XVI, o termo era utilizado em oposição a antiguidade. No século XIX passou a ter uma conotação de contemporaneidade e somente no século XX, o termo começa a se consolidar com um viés de positividade, significando melhoria e eficiência.

Identificaram-se quatro tipos de concepções de ensino: tradicional, experimentalista, pragmático e social.