Quais são os tipos de concepção?

Perguntado por: igaspar7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 2 votos

A concepção orgânica aborda o ser humano como um organismo que pode ser alterado a partir do seu interior, a partir de estímulos. Por outro lado, a concepção mecanicista contempla o ser humano como uma máquina, cujas atitudes podem ser mudadas através de estímulos externos.

Significado de Concepção
substantivo feminino Ação de gerar ou de ser gerado, através da junção de um espermatozoide com um óvulo; fecundação. Resultado do processo de criação: concepção de um quadro. Faculdade de compreender: texto de concepção fácil. Trabalho da inteligência: concepção de uma teoria.

Para ocorrer a concepção (fertilização), um espermatozoide vivo precisa se unir a um óvulo na tuba uterina, cujo epitélio esteja funcionando normalmente. A concepção ocorre logo após a ovulação, cerca de 14 dias depois do período menstrual.

A concepção de pessoa ao longo da história da filosofia tem se pautado em dois enfoques: um primeiro, a pessoa é tomada em si, como ser individual e possuidora de uma estrutura ontológica que a define: racionalidade, consciência, animalidade e liberdade; numa segunda perspectiva, a pessoa é considerada em sua relação ...

É após a concepção que o bebê passa de fato a existir, e gestação é o primeiro momento de relação dos pais com seu bebê.

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

3 criação, produção, elaboração, invenção, idealização, ideia, projeto, plano, formação, formulação, imaginação, construção, constituição.

No início da terceira semana após o início da menstruação acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino.

Depois da relação sexual, os espermatozoides se deslocam da vagina através do colo do útero e do útero até as trompas de Falópio, onde um espermatozoide fecunda o óvulo. O óvulo fecundado (zigoto) se divide várias vezes enquanto se desloca através da trompa de Falópio para chegar ao útero.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Grafia no Brasil:concepção.
Grafia em Portugal:conceção.

A concepção acontece quando o espermatozoide (célula reprodutiva masculina) e o óvulo (célula reprodutiva feminina) encontram-se dentro do corpo da mulher, numa das trompas de Falópio.

Na Contemporaneidade, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social. Nesse processo, a criança passa a ser vista como um indivíduo que tem necessidades como um sujeito histórico e de direitos, ou seja, ela passa a ser vista como um ser total, completo e indivisível.

A fecundação humana é o momento do encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.