Como amolecer torresmo muito duro?

Perguntado por: bsoares3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Em um refratário de vidro, coloque o torresmo picado e coloque no micro-ondas em potência alta por aproximadamente 50 minutos e mexa de vez em quando. Não precisa retirar a gordura, depois retire e coloque um prato com papel toalha e tempere com sal.

Inicie a etapa de fritar em fogo médio por 8 minutos ou até dourar. Passado esse tempo, deixe fritar em fogo alto por mais 3 minutos, mexa de vez em quando. Faça isso no torresmo para ficar macio por dentro e sequinho por fora.

Modo de preparo
Retire a borracha da panela de pressão e coloque o torresmo. Coloque óleo até quase cobrir o torresmo. Tampe a panela e deixe fritar. Quando parar de estourar, abra a panela e olhe para saber se já está dourado da maneira que você gosta.

Para armazenar os torresmos basta colocá-los, após frios, em sacos plásticos e fechá-los hermeticamente. Se o armazenamento for por poucos dias, pode-se deixar em temperatura ambiente; mas, se o armazenamento for por um período maior que três dias, deve-se levá-lo para a geladeira.

Frite por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto. Para crocância extra, quando estiverem quase prontos, ainda na panela, jogue cuidadosamente um fio -- aproximadamente 1/2 xícara de café -- de água. O choque térmico deixa a pururuca mais crocante. Quando estiverem dourados, retire os torresmos com uma escumadeira.

Como escolher a carne para o torresmo? Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta. A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.

Quem preferir pode usar apenas sal, alho e limão. - O segredo para pururucar o torresmo é levar ao forno antes de fritar. - O couro fica virado para cima na forma. - Dá para fazer uma quantidade maior do que será consumido, pois as tiras temperadas podem ser congeladas.

Modo de Preparo
Aqueça uma panela funda e coloque o torresmo ainda congelado. Frite-o em fogo médio até ficar bem dourado. Não é necessário adicionar óleo vegetal ou gordura.

Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a primeira fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas. Depois desse tempo, repita o processo, retirando o torresmo do freezer. Frite em bastante óleo já bem quente deixando pururucar e dourar mais um pouco.

Em um refratário de vidro, coloque o torresmo picado e coloque no micro-ondas em potência alta por aproximadamente 50 minutos e mexa de vez em quando.

Coloque o torresmo em um saco plástico e congele de um para outro. Quando os amigos chegarem, pegue aquela gordura (banha) coloque em uma panela uma quantidade que possa cobrir o torresmo. Deixe a gordura esquentar até começar a sair fumaça. Pegue o torresmo congelado e separe um do outro.