Saúde

O que fazer para evitar as crises de diverticulite

Manter uma alimentação rica em fibras e realizar atividades físicas regulares, a fim de evitar sobrepeso e obesidade (que são considerados fatores de risco para a diverticulite), é essencial. Sessar o tabagismo e evitar o etilismo também contribui para prevenir crises de inflamação e infecção.

... Ler mais

Qual o médico que cuida de diverticulite

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

... Ler mais

Qual o melhor antiinflamatório para diverticulite

segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno. Veja as recomendações de prevenção da gastroenterologista Elaine Moreira.

... Ler mais

Quem tem diverticulite pode comer chocolate

1.1 Pacientes com diverticulite não podem comer alimentos apimentados. 1.2 Quem tem diverticulite não pode consumir nozes e pipoca. 1.3 Chocolate deve ser evitado por quem tem o problema de saúde.

... Ler mais

Quando se preocupar com a diverticulite

Quando o paciente apresentar sintomas abdominais inespecíficos, sem sinais de inflamação ou infecção, a colonoscopia é o exame de escolha. Com ela, é possível afastar a neoplasia e diagnosticar a doença diverticular do paciente.

... Ler mais

Quem tem diverticulite incha a barriga

Esse diagnóstico é feito por ocasião de um exame (colonoscopia ou tomografia) de rotina. A maioria dos pacientes permanece sem sintomas por toda a vida. Vez ou outra, a pessoa tem cólica do lado esquerdo do abdome, gases, inchaço e prisão de ventre.

... Ler mais

Quem tem diverticulite pode fazer esforço

Prática de exercícios físicos com regularidade: de 2 a 3 vezes na semana. São indicadas as caminhadas e corridas de 30 minutos ou mais, andar de bicicleta e natação.

... Ler mais

Como saber se estou com fezes acumuladas

Às dejeções difíceis e pouco frequentes – menos de três por semana – podem associar-se as seguintes queixas:

  1. Fezes duras e secas;
  2. Dor, inchaço abdominal e flatulência;
  3. Náuseas e vómitos;
  4. Sensação de que a evacuação não é feita completamente.
... Ler mais

Como usar o vinagre de maçã para soltar o intestino

Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

... Ler mais

O que não pode comer quando está com o intestino inflamado

Quais alimentos devem ser evitados para quem tem SII?

  • Comidas gordurosas. As comidas ricas em gorduras saturadas — popularmente conhecidas como “gorduras ruins” — são de difícil digestão. ...
  • Laticínios. ...
  • Alimentos com glúten. ...
  • Álcool. ...
  • Açúcares. ...
  • Alimentos que provocam movimentos intestinais. ...
  • Verduras. ...
  • Frutas sem casca.
... Ler mais

O que causa o aumento da ureia e creatinina

trauma. infecção grave. inanição. medicamentos corticosteroides.

... Ler mais

Quem tem problema nos rins urina muito

A incontinência e a vontade de urinar durante a madrugada são sinais de que algo não está bem. Urinas com mau cheiro, escuras ou pálidas demais também são sinais de alerta. Quando se sente dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia também é hora de ficar atento.

... Ler mais

Como saber se os rins estão funcionando bem

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

... Ler mais

O que leva uma pessoa a ter insuficiência renal

No geral, tanto a insuficiência renal crônica, quanto a insuficiência renal aguda podem acontecer em decorrência de outras doenças, como a diabetes, a hipertensão, a doença dos rins policísticos e a presença de obstruções nos rins, como pedras.

... Ler mais

Qual a normalidade do rim

Uma função renal normal é aquela que situa-se entre 70 e 140 ml/min de sangue filtrados por dia. Esse valor varia com idade, tamanho e sexo. Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento.

... Ler mais

Qual o exame para saber se tem problema nos rins

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

... Ler mais

Qual a fruta que limpa o rim

Para melhorar e cuidar da saúde dos rins, é melhor beber melancia, graças à sua grande quantidade de água. Mas mirtilos também são muito eficazes graças ao fato de ser uma fruta da floresta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

... Ler mais

Qual o suco que limpa os rins

O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

... Ler mais

Qual fruta é bom para limpar os rins

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

... Ler mais

Quem tem creatinina alta pode comer feijão

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

... Ler mais