Quem tem creatinina alta pode comer feijão?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins.

Essa água do cozimento não deve ser utilizada para cozinhar outros alimentos como arroz, sopa ou macarrão. O cozimento a vapor NÃO tira potássio. O feijão deve ser fervido durante 15 a 20 minutos e a água desprezada. Em seguida coloque uma segunda água, cozinhe normalmente e tempere a gosto.

Alimentos ricos em sódio – Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

Resposta: O recomendado é evitar o consumo de alimentos industrializados, como por exemplo: salame, salsinha, linguiça e embutidos em geral, enlatados, refrigerantes à base cola, cerveja, suco em pó, macarrão instantâneo, bolo de pacote, amendoim, leite e derivados.

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

A creatina é uma substância que tem como principal função fornecer energia para os músculos. Por ser uma importante fonte dessa substância, o consumo da carne suína pode ocasionar uma melhora no desempenho físico, principalmente nas atividades de alta intensidade.

Tratar um quadro de creatinina alta depende da identificação da causa. Por isso, o primeiro passo é levar o exame com a taxa de creatinina alterada para um médico avaliar, investigar e definir o melhor tratamento. Pode ser necessário o uso de medicamentos contínuos, porém não é indicado para todos os casos.

Sim, desde que seja bastante dessalgado no mínimo 2 dias na água, que deve ser trocada 3 vezes a cada dia. Faça-o cozido e temperado apenas com um fio de azeite; 4- Já o arroz, deve ser preferencialmente o integral; 5 – Os legumes devem ser escaldados previamente ao cozimento, para diminuir o teor de potássio.

Qualquer paciente que apresente déficit na função renal deve evitar o excesso no consumo de alimentos ricos em potássio, como pinhão, batata doce assada, amendoim, canjica, quentão, paçoca, pé de moleque, cural, cuscuz de milho e pamonha.

"O mais indicado também é utilizar milho in natura no preparo, pois os industrializados contêm sódio", destaca Barreto. Outro ponto que precisa ser levado em conta é a quantidade consumida, independentemente da existência de problema renal.