Como usar o vinagre de maçã para soltar o intestino?

Perguntado por: afernandes5 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

Vinagre de maçã
As maçãs destacam-se entre as outras frutas devido à pectina, substância que é responsável por estimular os tecidos no intestino. Por isso são ótimas para combater a constipação. A dica é adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã em alguma bebida que você goste.

Verdade. Estudos comprovam que o vinagre de maçã possui um potencial antimicrobiano importante para a saúde intestinal. Isso porque ele é capaz de combater bactérias que causam inflamações e infecções generalizadas, inclusive o fungo responsável pela candidíase.

Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar. É importante proceder com a escovação dos dentes em seguida.

Os benefícios depois de uma semana
Após uma semana bebendo vinagre de maçã diluído com água, Rachel observou pela primeira vez uma barriga menos inchada, mais energia do que o seu habitual, bem como um menor apetite, o que lhe permitiu, por exemplo, não mais comer merenda de tarde.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Os laxantes devem ser usados sob orientação médica e por um período específico. Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.

O vinagre de maçã quando consumido em grandes quantidades e por período de tempo prolongado pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, queimadura na garganta, dificuldade de digestão, redução da quantidade de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.

Vinagre de maçã contra insônia
O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Recomendação da nutricionista
A nutricionista Denise Toledo recomenda incluir 1 a 2 colheres de sopa ao dia do vinagre de maçã na alimentação, podendo adicionar em saladas, preparação de carnes ou misturar com água 100 mL de água com limão e tomar 15 minutos antes do almoço e jantar.

No vinagre de maçã se encontram fibras de pectina, que contém ação probiótica e diminuem a absorção de carboidrato no intestino, controlando os picos de glicemia. Essa ação auxilia na perda de peso, controle de diabetes e na melhora da digestão — como falamos anteriormente.

Ajuda a emagrecer
O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Além disso, a pectina promove a sensação de saciedade e diminui a fome.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere – “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha. “Tenha em mente que não é mágica e não cura doenças, por isso não se empolgue”, completa.

Por se tratar de um ácido, o vinagre de maçã se usado em excesso irá causar desidratação dos fios, deixando-os ressecados. Por isso, não é recomendado utilizar o produto mais de uma vez por semana.

Adeus à sensação de fome após as refeições. Algo tão simples como tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã após a refeição principal do dia ajudará a controlar os desejos e até mesmo a necessidade de coisas doces.

Continue tomando o vinagre de maçã por duas a quatro semanas. Tome-o de duas a três vezes ao dia, distribuindo uniformemente a sua ingestão ao longo do dia e bebendo-o sempre de estômago vazio. Continue por até um mês antes de diminuir o consumo para 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) diariamente pela manhã.