O que fazer para evitar as crises de diverticulite?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Manter uma alimentação rica em fibras e realizar atividades físicas regulares, a fim de evitar sobrepeso e obesidade (que são considerados fatores de risco para a diverticulite), é essencial. Sessar o tabagismo e evitar o etilismo também contribui para prevenir crises de inflamação e infecção.

Verduras cruas ou cozidas, alimentos integrais e frutas são os principais aliados para prevenir o aparecimento de divertículos e depois na prevenção da doença. Um intestino sadio, que funciona regularmente, é requisito para prevenir doenças potencialmente graves.

Nos episódios de diverticulite aguda, pode ser necessária a utilização de antibióticos durante as crises, além de analgésicos. E, em casos mais graves e quando o paciente sente muita dor, ou está em risco de complicação, pode ser necessária a internação hospitalar com jejum, antibiótico e até cirurgia.

A diverticulite é causada pelo acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos, que acabam proliferando bactérias nesses locais e gerando a infecção. Aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos desenvolvem a diverticulose, sendo que esse número chega a 70% entre os pacientes em 80 e 90 anos.

Em momentos de crises, os sintomas podem ser aliviados com bolsas de água quente, analgésicos e alimentação líquida. Nos casos mais graves, quando há evolução para problemas como peritonite e infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos e, às vezes, tratamento cirúrgico.

Hospital 9 de Julho. ​Uma das grandes questões de quem sofre de diverticulite é se é possível conviver com ela. Sim, é possível, mas quem apresenta sintomas precisa ser acompanhado por um médico especialista.

“O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas", complementa.

Para as pessoas que já estão com diverticulite, existem ervas que amenizam os sintomas da doença. Os chás de camomila ou hortelã possuem um efeito calmante para o estômago e auxiliam as pessoas que estão com indigestão.

Lembrando que esses esquemas de antibióticos para diverticulite aguda são para aqueles pacientes sem fatores de risco para infecção para germes multirresistentes. Agora se esse for o caso do seu paciente a sua escolha padrão ouro será: Piperacilina-tazobactam 4,5 g IV 6/6h horas. Meropenem 1 g IV 8/8h.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.