O que não pode comer quando está com o intestino inflamado?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 2 votos

Quais alimentos devem ser evitados para quem tem SII?

  • Comidas gordurosas. As comidas ricas em gorduras saturadas — popularmente conhecidas como “gorduras ruins” — são de difícil digestão. ...
  • Laticínios. ...
  • Alimentos com glúten. ...
  • Álcool. ...
  • Açúcares. ...
  • Alimentos que provocam movimentos intestinais. ...
  • Verduras. ...
  • Frutas sem casca.

O que não se pode comer quando o intestino está inflamado? Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar.

A exemplo da carne de frango, peru, peixe, ovos e do tofu, que são fontes de proteínas magras; dos leites de origem vegetal; frutas e legumes; além de uma boa hidratação, com bastante água e chás sem cafeína.

Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

camomila

Chá de camomila
O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes do trato gastrointestinal que ajudam a aliviar a cólica causada pelo intestino irritável.

A doença inflamatória intestinal é provavelmente causada por uma reação inadequada do sistema imunológico às bactérias naturais do intestino. Essa reação leva à manifestação de um processo inflamatório que causa crises ao longo de toda a vida.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.