Menecmo
Menecmo descobriu a elipse pesquisando sobre a parábola e a hipérbole, pois ofereciam as propriedades necessárias para a solução da duplicação do cubo.
... Ler maisMenecmo
Menecmo descobriu a elipse pesquisando sobre a parábola e a hipérbole, pois ofereciam as propriedades necessárias para a solução da duplicação do cubo.
... Ler maisA catacrese, por outro lado, é um tipo de comparação usado para se referir a algo sem nome, muitas vezes sendo uma expressão já adotada pela maioria dos falantes do idioma. Vamos entender a diferença nos exemplos a seguir: “O brilho dos seus olhos são um sol pra mim.”
... Ler maisSão eles os focos, o centro, o eixo maior e o eixo menor.
... Ler maisValores entre 89.4 graus e 90.6 graus serão inválidos, pois a elipse apareceria como uma linha reta. Múltiplos destes valores de ângulos resultam em um efeito espelhado a cada 90 graus.
... Ler maisA elipse, assim como a parábola e a hipérbole, é conhecida como seção cônica desde a antiguidade, por ser obtida pela intersecção de um cone com um plano que não passa pelo vértice. Em geometria plana, você estudou o cone como um sólido no espaço que possui área e volume.
... Ler maisVerbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.
... Ler maisO objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. Assim, completa o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos.
... Ler maisUma bola, um caderno ou mesmo um brinco pode ser um objeto, posto que são elementos palpáveis e sobre os quais uma pessoa pode manter o seu foco. De igual modo, uma espada que esteja presa numa rocha é também um objeto.
... Ler maisO complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
... Ler maisO verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
... Ler maisVerbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
... Ler maisLista de verbos transitivos indiretos
A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
... Ler maisLinguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais.
... Ler maisA linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
... Ler maisA gente: A gente é uma locução muito empregada na linguagem oral em substituição ao pronome nós. Na modalidade escrita, devemos sempre dar preferência à norma culta padrão, evitando assim as marcas de oralidade.
... Ler maisNão devem ser confundidos com as figuras de linguagem. Entre os principais vícios, temos: solecismo, barbarismo, estrangeirismo, pleonasmo vicioso, ambiguidade, cacofonia e arcaísmo.
... Ler maisA língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita.
... Ler maisLeitura formal – onde são analisadas as linhas, cores, formas, volume, perspectiva, textura, escala, espaço, materiais, processos e composição. Leitura Interpretativa – neste tipo de leitura não existe certo nem errado.
... Ler maisAlguns dos principais sinônimos de hipótese são: suposição, pressuposto, pressuposição, teoria, tese, prognóstico, prognose, possibilidade, circunstância, condição e eventualidade.
... Ler mais