Quais os verbos transitivos indiretos?
Lista de verbos transitivos indiretos
- necessitar;
- saber;
- acreditar;
- obedecer;
- precisar;
- gostar;
- conversar;
- duvidar;
Quais são os verbos transitivos indiretos
Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos. É o caso de: acreditar, concordar, gostar, obedecer e responder.
Quais são os verbos transitivos diretos e indiretos
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
Como identificar os verbos transitivos diretos e indiretos
Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos.
- Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição.
- Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
O que são verbos Intransitivos indireto
Verbos intransitivos não pedem nem objeto direto, nem objeto indireto. O verbo transmite uma ação completa que começa e termina no sujeito da oração. Podem ser enriquecidos com a junção (não obrigatória) de adjuntos adverbiais.
Como identificar verbo intransitivo indireto
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
Como saber se é objeto indireto
O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.
Foi é um verbo transitivo indireto
O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.
Tem é verbo transitivo direto ou indireto
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Que classe de palavras precede os verbos transitivos indiretos
Verbos que mudam a classificação
Verbos Transitivos Indiretos (VTI): O complemento é um objeto indireto, ele é antecedido de preposição para mediação.
O que é verbo transitivo é intransitivo exemplos
Veja a definição e exemplos. Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.
Por que morar é verbo intransitivo
Assim como viver ou morrer, morar só tem sujeito. Não possui objeto direto ou indireto. Pode significar, de acordo com os dicionários, habitar, fixar residência ou moradia em algum lugar.
Quando o verbo vir é intransitivo
verbo intransitivo Estar na iminência de acontecer: tenho medo das consequências que vêm. Tomar forma; surgir ou acontecer: o emprego veio numa boa hora.
Como identificar a transitividade dos verbos
Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.
O que é verbo indireto exemplos
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.