Quais são os três vícios de linguagem mais comuns?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Não devem ser confundidos com as figuras de linguagem. Entre os principais vícios, temos: solecismo, barbarismo, estrangeirismo, pleonasmo vicioso, ambiguidade, cacofonia e arcaísmo.

Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

É natural a apropriação de certas palavras e expressões estrangeiras, mas a ocorrência desse fenômeno em excesso é tida como um vício de linguagem. Exemplo: “Esse filme, apesar de vintage, é muito trash. O pessoal diz que gosta pra se fazer de cool.”

O Barbarismo é um vício de linguagem relacionado com o uso incorreto de uma palavra ou enunciado, seja na pronúncia, grafia ou morfologia. Lembre-se que o vício de linguagem é um desvio gramatical que pode ocorrer por descuido do falante ou mesmo pelo desconhecimento das normas da língua.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Redundância desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase. Exemplos: Sair para fora - o correto é apenas sair.

De acordo com as normas cultas do português teríamos: “eu a vi no supermercado”. Já na oração “Beijou na boca dela”, a cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”. De acordo com as normas do português teríamos: “beijou-a na boca”.

Como eliminar os vícios de linguagem

  1. Conheça a sua fala. Conversar é algo tão inato como andar ou comer. ...
  2. Seja simples. ...
  3. Não ceda a estrangeirismos. ...
  4. Tome cuidado com jargões técnicos. ...
  5. Estude para não cair nos vícios de linguagem.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

O que é cacofonia:
Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será". No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.

Ou seja, é um vício muito desagradável que causa uma péssima sensação no seu público. Geralmente, acontece na junção de sons entre palavras e causa sentidos inconvenientes ou mesmo obscenos.

Continuando os estudos sobre os vícios de linguagem, nesta videoaula abordaremos o barbarismo, que corresponde a desvios em níveis fonéticos, morfológicos e semânticos, e o solecismo, em nível sintático.

O vício em drogas, cigarro e bebidas alcoólicas são os mais conhecidos, porém, existem diversos tipos. Na verdade, tudo pode ser viciante. Se não cessarmos o consumo ou o engajamento em atividades que causam sensações boas, mas exigem muito de nosso tempo, também podemos nos viciar.