O que se estuda na linguística?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O que é LINGUÍSTICA? A LINGUÍSTICA investiga a língua, estuda a gramática, linguagem verbal e escrita e a evolução de um idioma.

O profissional de Linguística dedica-se a estudar os idiomas, desde a sua fonética até a concepção e os processos de formação das palavras, passando pela gramática e toda forma de linguagem verbal.

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.

A linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a linguagem e suas manifestações. Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística. Há ainda três áreas relacionadas: lexicologia, terminologia e filologia.

Na área da comunicação pode colaborar com atividades relacionadas ao jornalismo, divulgação científica e multimeios. Após a graduação, o bacharel em Linguística pode complementar a sua formação com cursos de pós-graduação e se dedicar à carreira acadêmica, atuando em centros de pesquisa teórica e/ou aplicada.

Podemos dividir a história da linguística textual em três grandes fases, que são: 1. análise transfrástica; 2. gramáticas textuais; 3. teoria ou linguística dos textos.

As teorias linguísticas funcionam como uma espécie de modelo, tentativa de descrever e explicar a língua(gem). Uma empreitada quase que homé- rica de, mediante muitos trabalhos, explicitar aquilo que é mais próprio da humanidade. Ao mesmo tempo, não se pode ter a pretensão de pensar que o modelo é o próprio objeto.

O signo linguístico representa o significante e o significado das palavras. Todo processo comunicativo constitui-se de dois elementos básicos: um é a linguagem, a qual representa o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar tal procedimento.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. Ouça o texto abaixo! O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.

Morfologia (formação, classificação, estrutura e flexões das palavras); Sintaxe (relação das palavras com outras orações); Semântica (significação das palavras); Estilística (recursos para tornar a escrita mais elegante ou expressivo, constituído principalmente pelas Figuras de Linguagem e os Vícios de Linguagem).

Enquanto a linguística se dedica ao estudo científico da linguagem, as letras exploram a produção e a interpretação de textos literários, e as artes englobam diversas formas de expressão, como a música, o teatro, a dança, a pintura e outros tipos de artes.

R$ 4.922,78

O salário médio de um Profissional de linguística no Brasil é de R$ 4.922,78. As especialidades com os melhores salários são Linguista, Tradutor e Audiodescritor.

Letras é a faculdade dedicada ao estudo da língua portuguesa e da literatura. Em alguns casos, o curso também pode compreender outro idioma e as literaturas relacionadas a eles. Quem faz a graduação em Letras é chamado de letrólogo ou linguista.