O que estudar primeiro na gramática?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Ordem de conteúdos para começar a estudar português do zero

  • Fonética. Antes de se aprofundar na semântica ou na gramática, é importante dominar 100% a maneira de falar as palavras. ...
  • 2º Fonologia. Já sabe como falar as palavras? ...
  • 3º Acentuação. ...
  • 4º Pontuação. ...
  • 5º Ortografia. ...
  • 6º Morfologia. ...
  • 7º Sintaxe. ...
  • 8º Semântica.

A ordem correta para estudar português é a ordem dos tópicos de uma boa gramática: Fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, e estilística.

O estudo em língua portuguesa deve seguir a ordem natural para compreensão da estrutura das palavras, sua escrita e organização de frases. Assim, o ideal é começar a estudar ortografia. Ortografia é a parte da gramática que se ocupa da forma correta de palavras.

Mas então, qual é a ordem correta de estudar gramática? Em primeiro lugar, você precisa começar estudando a fonologia, em seguida a morfologia e por último, a sintaxe. No entanto, saiba que com as duas últimas partes que tratam de semântica e estilística você não precisa estipular uma ordem de estudos para elas.

fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.

Tipos de Gramática

  • Normativa. A gramática normativa é sinônimo de norma culta. ...
  • Descritiva. A gramática descritiva descreve e registra os aspectos fonético, morfossintático e léxico da língua, mas sem definir as suas normas.
  • Histórica. ...
  • Comparativa. ...
  • Fonologia. ...
  • Morfologia. ...
  • Sintaxe.

A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

A gramática estuda as convenções estabelecidas na estrutura da língua. As abordagens normativa, descritiva, histórica e comparativa analisam diferentemente essa estruturação. A gramática da língua portuguesa orienta o uso da língua, mas sofre mudanças no decorrer do tempo.

Uma parte importante da gramática é a utilização da linguagem – que é responsável pela construção do texto e diz qual a sua intenção.

Por fim, para estudar interpretação e redação, você não precisa, necessariamente, ter um conhecimento avançado em gramática normativa. Você pode estudá-los paralelamente, mas saiba que, conforme seus estudos de gramática vão avançando, os estudos de todas as outras áreas serão facilitados.

Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco...e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.

A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.

Fazem parte da morfologia, as seguintes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, preposição, conjunção pronome, verbo, numeral, advérbio, interjeição e artigo.