Qual a parte mais difícil da gramática?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

De acordo com o professor Marcio Coelho, da Academia do Concurso, os pontos considerados mais difíceis pelos candidatos costumam ser interpretação de texto, análise sintática, principalmente a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, emprego dos verbos, colocação de pronomes pessoais oblíquos átonos e ...

Assuntos de português que mais caem em concurso

  • Acentuação gráfica e crase;
  • Classes de palavras;
  • Coesão e coerência;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Funções sintáticas;
  • Pontuação;
  • Regência verbal e nominal;
  • Semântica.

A língua portuguesa, principalmente a brasileira, é considerada difícil pelos falantes por conta das várias regras gramaticais e que, em cada regra, há uma exceção! Isso faz com que os falantes fiquem confusos. Assim, por mais que a língua no geral não seja uma das mais difíceis, sua gramática é muito complexa.

Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe. Nessa divisão, há gramáticos que incluem a semântica.

5 dicas de como estudar gramática para o vestibular

  1. Tenha um bom dicionário sempre em mãos. Vamos começar falando de um item indispensável para o seu estudo de gramática: o bom e velho dicionário! ...
  2. Divida o estudo em tópicos. ...
  3. Leia muito. ...
  4. Coloque a teoria em prática. ...
  5. Não deixe nenhuma dúvida para trás.

Dicas para gabaritar Língua Portuguesa nos concursos

  1. Conhecer o perfil da banca examinadora. Um dos passos importantes para gabaritar prova de Língua Portuguesa é conhecer o perfil da banca examinadora. ...
  2. Listar assuntos recorrentes de Língua Portuguesa. ...
  3. Responder questões de provas. ...
  4. Revisão dos assuntos. ...
  5. Resumos.

1. Italiano. O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

Existem dez classes de palavras ou classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, numeral, advérbio, conjunção, interjeição e preposição.

Cantonês. O cantonês é falado na China Continental, principalmente em Hong Kong e Macau. Apenas 70 milhões de pessoas no mundo inteiro falam esse idioma. Por ter um sistema de escrita logográfico (pictórico) com milhares de caracteres, ela é considerada a língua mais difícil do mundo.

Veja quais são as línguas mais difíceis para brasileiros...

  • Árabe. O árabe é um dos idiomas mais difíceis para os brasileiros. ...
  • Russo. Outro idioma bastante complicado para os brasileiros aprenderem é o russo. ...
  • Japonês. ...
  • Mandarim. ...
  • Alemão.

No Brasil chama-se leite desnatado, em Portugal é leite magro, no Brasil é leite semidesnatado, em Portugal é leite meio gordo, no Brasil é leite integral.

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.