Como se faz a hipótese de um projeto de pesquisa?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como começar uma hipótese de um projeto de pesquisa?

  1. Comece com a pergunta principal de seu projeto (problema de pesquisa);
  2. Leia bem sua questão;
  3. Observe;
  4. Analise os dados e informações que você já tem;
  5. Tire conclusões;
  6. Elabora uma possível resposta.

Escrever uma hipótese implica que você tem uma pergunta a responder. A pergunta deve ser direta, focalizada e específica. Para ajudar na identificação, enquadre esta pergunta com os seis clássicos: quem, o quê, onde, quando, por que, ou como. Mas lembre-se de que uma hipótese deve ser uma afirmação e não uma pergunta.

Popularmente, o termo é utilizado como sinônimo de especulação, chance ou possibilidade de algo acontecer. Nas pesquisas científicas e acadêmicas, por exemplo, uma hipótese corresponde a uma possibilidade de explicação sobre determinada causa de estudo.

As hipóteses possuem características como: Ter enunciado, ser uma sentença declarativa; Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros); Ser testável, passível de (comprovação), por processos de observação e/ou experimentação.

Características das hipóteses: consistência lógica; verificabilidade simplicidade; relevância; apoio teórico; especificidade; plausibilidade; clareza; profundidade; fertilidade; e originalidade.

Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de experimentos científicos. Portanto, você precisa ser cuidadoso ao construir sua hipótese.

1 - Hipóteses de Investigação; 2 - Hipóteses Nulas; 3 - Hipóteses Alternativas; 4 - Hipóteses Estatísticas.

A hipótese de TCC, basicamente, é um texto, em forma de conjectura, que tenta explicar de maneira provisória aquilo que você desconhece, mas acredita ser verdade sobre o problema. Ela permite que as relações entre as variáveis do seu problema de pesquisa sejam estudadas apenas de acordo com essa conjectura.

Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema.

Uma hipótese bem elaborada consiste em uma proposição, uma resposta suposta, provável e provisória ao problema de pesquisa, que precisa ser cientificamente válido - requisito este que é atendido na etapa de definição do problema.

O que é uma hipótese? De forma bastante direta, a hipótese do trabalho acadêmico – seja um artigo científico, um ensaio, um TCC, dissertação ou tese -, é uma afirmativa que busca responder ao problema de pesquisa. Em outras palavras, é uma afirmação que pode ser desafiada ao longo da pesquisa.

Hipótese: é o conjunto de todas as informações iniciais; Demonstração: é o conjunto de raciocínios baseados na hipótese ou em outros resultados pertinentes; Tese: resultado obtido da demonstração e aceito como verdadeiro.

As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas.