Quais os tipos de teste de hipótese?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Um Teste de Hipóteses pode ser paramétrico ou não-paramétrico. Testes paramétricos são baseados em parâmetros da amostra, por exemplo média e desvio padrão. O uso tanto dos testes paramétricos como dos não-paramétricos está condicionado à dimensão da amostra e à respectiva distribuição da variável em estudo.

Teste de hipótese tipo t pareado – É responsável por verificar se a média de duas amostras pareadas, ou seja, dependentes, diferem de modo significativo. Teste de hipótese para 1 proporção – Determina a proporção que uma amostra difere de maneira significativa de um valor definido como padrão.

Uma hipótese estatística é uma afirmação acerca de um parâmetro de uma população. Hipótese Nula: afirmação sobre o parâmetro contra a qual estaremos buscando evidência nos dados amostrais. Hipótese Alternativa: afirmação sobre o parâmetro que esperamos ser verdadeira.

O teste de hipótese, também chamado de teste estatístico ou teste de significância, é uma ferramenta estatística baseada na utilização de uma amostra aleatória extraída de uma população de interesse, com o objetivo de testar uma afirmação sobre um parâmetro ou característica desta população.

Tipos de testes
As 3 categorias principais de testes estatísticos são: Testes de regressão: avaliam as relações de causa e efeito. Testes de comparação: comparam as médias de diferentes grupos (requerem dados de resultados quantitativos) Testes de correlação: procuram associações entre diferentes variáveis.

Exemplo de execução de teste de hipótese básico

  • Especifique as hipóteses. ...
  • Escolha um nível de significância (também chamado alfa ou α). ...
  • Determine o poder e tamanho de amostra para o teste. ...
  • Colete os dados. ...
  • Compare o valor p do teste ao nível de significância. ...
  • Decida se a hipótese nula deve ser rejeitada ou não.

A Análise de Variância ( ANOVA ) é uma fórmula estatística usada para comparar as variâncias entre as medianas (ou médias) de grupos diferentes. Diversos cenários usam ANOVA para determinar se há alguma diferença entre as medianas dos diferentes grupos.

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

Popularmente, o termo é utilizado como sinônimo de especulação, chance ou possibilidade de algo acontecer. Nas pesquisas científicas e acadêmicas, por exemplo, uma hipótese corresponde a uma possibilidade de explicação sobre determinada causa de estudo.

A hipótese nula é, muitas vezes, uma alegação inicial baseado em análises anteriores ou conhecimentos especializados. A hipótese alternativa afirma que um parâmetro da população é menor, maior ou diferente do valor hipotético na hipótese nula.

O teste de hipóteses fornecem ferramentas que nos permitem rejeitar ou não rejeitar uma hipótese estatística através da evidencia fornecida pela amostra.

Os testes de hipóteses, no geral, apresentam duas hipóteses: ▪ Hipótese nula (ou da nulidade), geralmente representada por H0, que é a hipótese natural colocada à prova. Hipótese alternativa, geralmente representada por H1 ou HA, que é a hipótese alternativa à hipótese colocada à prova.

Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de experimentos científicos. Portanto, você precisa ser cuidadoso ao construir sua hipótese.

Tendo isso em mente, vamos abordar alguns desses tipos mais utilizados atualmente!

  • Testes unitários. ...
  • Testes de integração. ...
  • Testes de ponta a ponta (E2E) ...
  • Teste manual vs.