O que é uma conversa formal e informal?

Perguntado por: upadilha4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

Algo está em linguagem formal quando não tem traços de oralidade, ou seja, não se parece em nada com uma conversa que teríamos normalmente. O ideal é que se evitem vícios de linguagem e erros de concordância, por exemplo, que normalmente cometemos fora da norma-padrão de nossa língua.

Linguagem informal: o tipo de comunicação das conversas do dia-a-dia. A linguagem informal é o tipo de comunicação que as pessoas usam quando estão confortáveis e conversando de forma oral.

Significado de Informal
Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade. Ex: O almoço de domingo com a minha família é sempre bom porque o ambiente é muito informal.

Quais são as palavras informais? Essas são vocábulos que comportam gírias, expressões regionais, não há uma exigência do uso da forma culta, o falante é livre para usar contextos conhecidos e confortáveis, sem se preocupar com a linguagem formal.

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue os protocolos, as solenidades próprias de uma situação; solene: colóquio formal. Que respeita leis em vigor ou se adapta às normas estabelecidas.

O que é e como usamos linguagem informal? A linguagem informal é mais casual e espontânea, fugindo um pouco das normas gramaticais. Ele é usada principalmente quando falamos de forma mais impulsiva e casual, como em conversas com família e amigos. O tom da linguagem informal é mais pessoal do que da linguagem formal.

Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais. No âmbito da linguagem escrita, podemos cometer erros graves entre as linguagens formal e informal.

Características da linguagem formal
Utilização de vocabulário rico e diversificado; – Pronúncia clara e correta das palavras. Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

A linguagem informal pode ser chamada também de coloquial. Ela corresponde aos usos da língua no cotidiano, isto é, em conversas informais com amigos e familiares.

11 sinônimos de formalidade para 4 sentidos da palavra formalidade:

  • 1 etiqueta, protocolo.
  • 2 praxe, uso.
  • Exigência: 3 requisito.
  • 4 determinação, lei, mandamento, norma, preceito, regra.
  • A palavra formalidade aparece também nas seguintes entradas:

Diferentes formas de dizer Oi em português

  1. Oi. Esta é a maneira mais comum de cumprimentar as pessoas. ...
  2. Olá “Olá” é apenas mais uma forma de dizer “Oi”.
  3. Alô É também uma forma de cumprimentar as pessoas. ...
  4. Fala! / Fala aí! / Fala tu. ...
  5. E aí? ...
  6. Coé ...
  7. Opa! ...
  8. Bom dia / Boa tarde / Boa noite.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

O autor da notícia ocupa a perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.