O que é transitivo direto exemplo?
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
Como saber se é transitivo direto
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
O que é verbo transitivo indireto e exemplo
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.
São exemplos de verbos transitivos
Exemplos de verbos transitivos
- Verbo comer;
- Verbo querer;
- Verbo acreditar;
- Verbo lembrar;
- Verbo emprestar;
- Verbo agradecer.
O que é um verbo intransitivo exemplo
Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.
Como classificar um verbo transitivo direto
O verbo transitivo direto é um verbo que precisa de um complemento, e esse complemento não necessita de preposição. Desse modo, nesse caso, tal complemento é chamado de objeto direto . Nessas situações, o principal artifício para identificar um verbo transitivo direto é a pergunta que se faz ao verbo.
Como saber se é objeto indireto
O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.
Como saber se o objeto é direto ou indireto
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.
O que significa transitivo direto e indireto
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Como identificar verbo transitivo direto e indireto exemplos
Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.
- Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta.
- Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário.
- Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.
O que é um verbo intransitivo indireto
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
Como identificar um verbo transitivo
Verbos transitivos. Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago.
Qual frase tem um verbo intransitivo
Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.
Sou é um verbo intransitivo
Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.
Por que morar é verbo intransitivo
Assim como viver ou morrer, morar só tem sujeito. Não possui objeto direto ou indireto. Pode significar, de acordo com os dicionários, habitar, fixar residência ou moradia em algum lugar.