Genética

Por que se diz que o DNA é a molécula da vida

DNA é a sigla utilizada para designar a maior macromolécula celular dos seres vivos, o ácido desoxirribonucleico. Este ácido é formado a partir da união de nucleotídeos e é através dele que é realizada a identificação dos seres vivos.

... Ler mais

Como o DNA se enrola

O complexo de DNA mais histonas e outras proteínas estruturais é chamado de cromatina. Imagem de um polímero de DNA longo e com fita dupla, que se enrola ao redor de grupos de proteínas histonas. O DNA enrolado ao redor das histonas será organizado em estruturas de ordem superior, que dão forma ao cromossomo.

... Ler mais

Qual é a menor parte do DNA

Tanto a molécula de DNA como a de RNA são constituídas de unidades menores chamadas de nucleotídios. Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada.

... Ler mais

Em que ano foi criado o DNA

1869

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895), mas a estrutura tridimensional da mólecula de DNA foi descoberta apenas em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.

... Ler mais

Qual é o número do DNA

Ao considerar a carga dos elementos químicos do DNA, os pesquisadores teriam identificado o seguinte padrão numérico: 10 – 5 – 6 – 5. No intuito de identificar este código tiveram a idéia de substituir os números por letras hebraicas.

... Ler mais

É possível ver o DNA no microscópio

A dupla hélice da cada molécula de DNA é demasiado pequena para se observar. Apesar de o DNA ser a maior molécula na célula, só pode ser visto com um microscópio electrónico.

... Ler mais

Como saber se a herança é dominante ou recessiva

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

... Ler mais

Como funciona a genética dos filhos

Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.

... Ler mais

Quantas genética existem

Genética humana descreve o estudo da transmissão genética em seres humanos, englobando uma variedade de áreas como genética clássica, citogenética, genética molecular, genética bioquímica, genética populacional, genética do desenvolvimento, genética clínica e aconselhamento genético.

... Ler mais

O que é câncer hereditário

Esse é um caso de câncer hereditário, que acontece quando mutações genéticas que aumentam o risco de câncer são passadas dos pais para os filhos. Estima-se que de 10 a 15% dos tumores tenham origem hereditária, mas essa estatística pode ser ainda maior quando se considera outros fatores além da mutação genética.

... Ler mais

Quais características o filho herda do pai

Existem ainda traços de personalidade que são herdados, como ser ousado, por exemplo. Isso se deve a um receptor de dopamina que faz com que as pessoas gostem de correr riscos. Se um pai é assim, seus filhos provavelmente também serão.

... Ler mais

De quem herdamos os genes

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

... Ler mais

De quem o bebê puxa a cor de pele

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

... Ler mais

O que é formado o DNA

O DNA (Ácido Desoxirribonucléico) é composto por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)

... Ler mais

Como é produzido o DNA

O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos).

... Ler mais

Como explicar o DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.

... Ler mais

Quais são os genes mais fortes

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

... Ler mais

Como um gene se manifesta

Vimos que, em alguns casos, os genes se manifestam com fenótipos bem distintos. Por exemplo, os genes para a cor das sementes em ervilhas manifestam-se com fenótipos bem definidos, sendo encontradas sementes amarelas ou verdes.

... Ler mais

Qual é o produto final do gene

O produto de um gene pode ser um RNA que não vai ser traduzido, como os RNAs transportadores e RNAs ribossômicos, por exemplo, ou então um RNA mensageiro que será traduzido em uma proteína.

... Ler mais

Qual o gene que sempre se manifesta

Assim, genes dominantes sempre manifestarão suas características. Genes que ficam escondidos/inativos (recessivos) na presença de outro dominante. Só manifestam suas características quando combinados com outro gene recessivo.

... Ler mais