Como saber se a herança é dominante ou recessiva?

Perguntado por: vximenes8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

O gene dominante nem sempre aparece com maior frequência na população. Para encontrá-lo é preciso olhar para a expressão fenotípica do heterozigoto. Se o heterozigoto apresentar o fenótipo de A1, o A1 é dominante. Se o A2 fosse o determinante do fenótipo do heterozigoto, ele seria o dominante.

Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema. Quando o progenitor é portador do gene da doença, existe um risco na ordem dos 50% de cada descendente herdar o gene e apresentar manifestações do problema, embora possa não ser evidente no momento do nascimento.

Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.

Como saber quem tem a genética mais forte? Alguns genes são dominantes, isto é, são mais fortes. Se o filho herdar do pai um gene que provoca covinhas e herdar da mãe um gene que não provoca covinhas, ele terá covinhas, porque o gene para as covinhas é dominante.

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

Como tal, as doenças autossómicas são herdadas a percentagens iguais entre ambos os sexos. As doenças autossómicas recessivas só são expressas quando 2 cópias do alelo recessivo são transmitidas, enquanto as doenças autossómicas dominantes são expressas quando apenas 1 cópia do alelo dominante é herdada.

A geração onde as características recessivas aparecem após cruzamentos de linhagens puras, será: AA x aa → As características recessivas serão manifestas a partir da 2º geração.

Herança autossômica dominante
É provável que o pai afetado saiba que tem a doença. O outro progenitor não é afetado e nem carrega mutação neste gene. Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença. E 50% de chance da criança não receber a mutação.

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625