De quem herdamos os genes?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

OS três principais padrões de herança são Autossômico recessivo, autossômico dominante e ligada ao cromossomo X.

A genética controla a quantidade de melanina (ou pigmento) que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que o bebê recebe da mãe e de seu parceiro determina se seus olhos serão azuis, marrom, verde ou outra cor3.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

O estudioso chegou à conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três grupos distintos: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

Enquanto as condições genéticas ocorrem devido a um dano ou erro no material genético, as doenças hereditárias são transmitidas entre gerações e podem se manifestar em algum momento da vida do indivíduo.

A herança genética é composta por INFORMAÇÕES contidas em sequências de DNA (ácido desoxirribonucleico) denominadas GENES. Estas informações são utilizadas pelos descendentes para a síntese de proteínas que determinam suas estruturas (formas) e o nosso funcionamento (metabolismo).

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê.