Qual o gene que sempre se manifesta?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 19 votos

Assim, genes dominantes sempre manifestarão suas características. Genes que ficam escondidos/inativos (recessivos) na presença de outro dominante. Só manifestam suas características quando combinados com outro gene recessivo.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

O fenótipo pode ser definido como a expressão dos genes juntamente às modificações decorrentes de sua interação com o meio.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.

Nos estudos genéticos os genes são classificados como genes dominantes e recessivos em razão da manifestação ou ausência dos caracteres hereditários. Esses genes são determinadores das características fenotípicas e genotípicas de cada ser humano.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Genes dominantes x genes recessivos
Sabendo-se que os seres humanos têm duas cópias da maioria dos genes, a ciência explica que cada um é herdado de um progenitor. Em alguns casos, somente uma cópia é o suficiente para alguma função ou doença. Nesse momento, existe um gene dominante e outro recessivo.

Genes e ácidos nucléicos
Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA (do inglês desoxirribonucleic acid ou ácido dexorribonucléico) e o RNA (do inglês ribonucleic acid ou ácido ribonucléico).

A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas.