O que é formado o DNA?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

O DNA (Ácido Desoxirribonucléico) é composto por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)

O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias. Nos vegetais, esse material genético é encontrado também no interior dos plastos, como o cloroplasto.

O DNA é composto por duas longas fitas torcidas em espiral, a dupla hélice. Essas duas fitas são ligadas por pares de bases nitrogenadas identificadas pelas letras A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina). O DNA do ser humano é formado por 3 bilhões de pares dessas bases.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma importante macromolécula orgânica que guarda todas as informações genéticas dos seres vivos (Moreira, 2003); é constituída pelas funções químicas: base nitrogenada, grupo fosfato e açúcar pentose que não possui em grupo hidroxila, dando o nome a este ácido nucleico.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Qual é a função do DNA? O DNA armazena toda a informação genética da célula. A partir dele, serão sintetizadas as proteínas necessárias para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Assim, todas as características de um ser vivo são induzidas pelas moléculas de ácidos desoxirribonucleicos.

Genoma é o código genético de um ser vivo, uma sequência de DNA que possui todas as informações hereditárias daquele organismo. Trata-se do conjunto de cromossomos que se encontram nas células reprodutivas. E não diz respeito apenas aos genes, mas a todo o conteúdo do DNA que armazena e controla o material genético.

O Projeto Genoma Humano, concluído em 2001, revelou que nosso material genético tem mais de 3 bilhões de pares de bases.

Nos seres vivos e nos retrovírus, o material genético é constituído quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico, o famoso DNA de cadeia dupla. No caso de alguns vírus DNA, o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os vírus RNA têm o ácido ribonucleico RNA como material genético.

Muitos acreditam que o que o fator que nos torna únicos é nosso DNA. De fato, a sequência do genoma é específica para cada pessoa, mas há diversos outros fatores que se sobrepõem ao DNA e que também nos diferenciam na multidão. Compartilhar: Os elementos do nosso corpo que nos identificam.