Filosofia

Como o estoicismo lidar com a morte

Ensina também que não deve fazer as coisas contrariado, ainda que tenha que fazer algo obrigado, especialmente a reflexão sobre a própria morte. Estoicamente proclama: “Devemos nos preparar, mas para a morte que para a vida (…) Vivi o suficiente, caríssimo Lucílio. Satisfeito, espero pela morte”.

... Ler mais

O que diz o estoicismo sobre o amor

“Minha fórmula para a grandeza em um ser humano é amor fati: que ninguém queira que nada seja diferente, nem para a frente, nem para trás, nem para toda a eternidade. Não basta suportar o necessário, escondê-lo ainda menos — todo idealismo é mentira diante do necessário — mas amá-lo.”

... Ler mais

O que o estoicismo fala sobre os males da vida

O estoicismo irá entender que na vida humana os eventos são transitórios e muita das vezes incontroláveis. De fato, durante a vida, situações agradáveis e desagradáveis acontecem a todos, mas o que determina a origem da angústia é a tentativa de controlar uma situação desagradável que é incontrolável.

... Ler mais

Quem é Deus para o estoicismo

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo. Deus é a razão, o logos, a ordem de todas as coisas na natureza, ele é o destino e a necessidade suprema.

... Ler mais

Qual era o Deus de Sócrates

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

... Ler mais

Quem são os racionalistas

São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. René Descartes, filósofo e matemático francês, é considerado o primeiro grande racionalista.

... Ler mais

Quais são os principais características do racionalismo

Os racionalistas entendem que a razão e a lógica são a única fonte que gera o conhecimento humano. Os filósofos racionalistas também defendem que a intuição é parte da construção do conhecimento e também acreditam que os seres humanos possuem conhecimentos inatos.

... Ler mais

Qual a crítica do racionalismo

Visão Geral. O racionalismo crítico lida com a questão de como problemas, sejam eles metódicos, racionais, sociais, políticos ou científicos, podem ser investigados e resolvidos. Esse sistema filosófico parte da crença de senso comum, dentro da capacidade humana para o conhecimento.

... Ler mais

O que é um discurso racional

O discurso racional está ligado ao interesse — há uma relação de a solução conceder um benefício ou evitar um prejuízo. Assim, por exemplo, a pessoa se sente beneficiada por receber um veículo com mais potência e menos consumo de combustível.

... Ler mais

Qual a diferença entre razão e emoção

No nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba, sempre vivenciamos conflitos entre razão e emoção. Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por outro, a ponderação e uma melhor análise das consequências (razão).

... Ler mais

Quais são os princípios da razão

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

... Ler mais

Quem é o pai do racionalismo

René Descartes

O filósofo também ficou bastante conhecido pelas suas contribuições para o início do Iluminismo. Descartes defendia a ideia de que a razão absoluta é a única forma possível para o desenvolvimento da vida humana. O “Discurso do Método” é a sua obra mais conhecida.

... Ler mais

Qual a frase mais famosa de Kant

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Kant)

... Ler mais

Quando e onde surgiu o racionalismo

As primeiras inclinações racionalistas remontam à Antiguidade clássica, mas o racionalismo mesmo surgiu no fim do Renascentismo e ganhou forças na modernidade, com pensadores como os filósofos René Descartes e Gottfried Wilhelm Leibniz.

... Ler mais

Quais são os 4 fundamentos do empirismo

Quais são as características do empirismo?

  • a sensação,
  • a percepção,
  • a imaginação,
  • a memória e.
  • a experiência.
... Ler mais

Qual é o problema central da epistemologia

Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).

... Ler mais

Quais os dois tipos de conhecimento na epistemologia

A construção do conhecimento pode ser compreendido como um processo diverso onde o conhecimento empírico, o senso comum e o saber científico como modalidades diversas de abordagem do objeto, vão provocar um processo de aprendizagem ou de "construção" no sujeito.

... Ler mais

Quais as consequências do epistemicídio

“O epistemicídio é, para além da anulação e desqualificação do conhecimento dos povos subjugados, um processo persistente de produção da indigência cultural: pela negação ao acesso à educação, sobretudo de qualidade; pela produção da inferiorização intelectual; pelos diferentes mecanismos de deslegitimação do negro ...

... Ler mais

O que se significa destroço

Coisas perdidas cujo proprietário não se conhece. [Figurado] Restos em geral: os destroços de uma fortuna. [Figurado] O que sobra de alguém em decadência: o vício deixou-o em destroços. Etimologia (origem da palavra destroços).

... Ler mais

Quais são as bases epistemológicas da Educação

A epistemologia provoca duas posições, uma empirista que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido durante a vida, e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência.

... Ler mais