Qual a diferença entre razão e emoção?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

No nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba, sempre vivenciamos conflitos entre razão e emoção. Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por outro, a ponderação e uma melhor análise das consequências (razão).

Antes de tudo, é preciso entender o porquê de não agir com a emoção: quando se dá valor a pensamentos mais cuidadosos, é possível evitar a tomada de decisões precipitadas. Em outras palavras, agir com a emoção compromete a qualidade das suas atitudes, considerando que não há uma análise de todas as possibilidades.

Segundo o sociólogo, a prevalência da razão data por volta de 1700, na vigência do movimento iluminista. “Desde aquele momento, a razão prevalece sobre a emoção.

As pessoas racionais são conhecidas por sua sensatez, que se deve ao fato de que elas agem considerando mais a razão do que a emoção. Seus pontos fortes incluem raciocínio, lógica e estratégia, porém, por outro lado, podem encontrar obstáculos ao precisarem lidar com as emoções.

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

A resposta é os dois.
Alguns anos atrás, o neurocientista Antonio Damasio realizou uma descoberta chocante para aquele momento: a emoção é fundamental para que consigamos realizar escolhas complexas ou simples. Essa descoberta corrobora a noção de que nós tomamos decisões grandemente baseadas em nossas emoções.

A emoção fala mais alto do que a razão e haja coração! Coitadinho ele não tem pensamento! Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Um estudo publicado na revista Psychology Today mostrou que as pessoas que usam mais a razão para tomar decisões tendem a ter melhores resultados. Por isso, vale a pena avaliar os benefícios e riscos em cada situação antes de tomar uma decisão.

Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento.

A razão diz uma coisa e o coração diz outra totalmente diferente. Conflito entre o que você quer e o que você deveria fazer. Devemos evitar extremos, afinal se formos somente emoção iremos nos decepcionar muito, nos envolvendo em situações difíceis.

As nossas emoções são uma fonte valiosa de informação e ajudam-nos a tomar decisões. Estas são resultado não só da razão, mas da junção de ambas. As nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Logo, em todas as relações que estabelecemos as emoções representam um importante papel.