O que é um discurso racional?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O discurso racional está ligado ao interesse — há uma relação de a solução conceder um benefício ou evitar um prejuízo. Assim, por exemplo, a pessoa se sente beneficiada por receber um veículo com mais potência e menos consumo de combustível.

Quais as características do discurso racional? A finalidade desse tipo de pensamento é chegar a uma generalização que possa servir para explicar e prever qualquer situação particular. Para tanto, há um método. Devem-se observar os fatos concretos, pensando-os em termos de conjuntos de evidências.

O discurso racional é o discurso sobre o qual pode - se discutir e argumentar de maneira racional e lógica. Assim sendo, pode - se ver tal questão amplamente vista no desenvolvimento da razão, o que levou ao desenvolvimento da humanidade. Dessa forma, a razão foi a base de muitas ciências atuais existentes.

Razão, no sentido geral, é a faculdade de conhecimento intelectual próprio do ser humano, é um entendimento, em oposição à emoção. É a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias.

O que é Racional:
Racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão. Racional serve para descrever o Homem de uma forma geral, e é uma característica que o separa dos restantes animais. O antônimo de racional é irracional, que alguém que é estúpido ou tem uma atitude que revela a falta de raciocínio.

O discurso racional, portanto, é mais indicado para situações em que informações podem aproximar a pessoa da ação desejada.

O que é racionalismo? O racionalismo acredita que existe um conhecimento inato, e que podemos chegar à verdade apenas pelo exercício da nossa razão, antes mesmo da experiência sensorial. Um exemplo disso seria a matemática, onde não precisamos confiar em nossos sentidos para estabelecer que 2 + 2 = 4.

Poético; Retórico; Dialético; Lógico (Analítico).

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Foi nesse período que surgiram filósofos como René Descartes (1596 – 1650), Espinoza (1632 – 1677) e Leibniz (1646 – 1717), os três principais pensadores racionalistas modernos.

Razão é a comparação entre dois números por meio de uma fração; proporção, a igualdade entre duas razões. A proporção é a igualdade entre duas razões. Razão e proporção são conceitos utilizados para resolver situações-problema do nosso cotidiano.

3 razoável, aceitável, admissível, racionável, concebível, plausível. Que demonstra bom senso: 4 sensato, ponderado, prudente, ajuizado, correto, responsável, cuidadoso, cauteloso, atinado, atilado, arrazoado.