Como o estoicismo lidar com a morte?
Ensina também que não deve fazer as coisas contrariado, ainda que tenha que fazer algo obrigado, especialmente a reflexão sobre a própria morte. Estoicamente proclama: “Devemos nos preparar, mas para a morte que para a vida (…) Vivi o suficiente, caríssimo Lucílio. Satisfeito, espero pela morte”.
Como os estoicos encaravam a morte
Os estoicos também encaravam a morte como algo natural e compreendiam que a busca pela virtude era a solução para a infelicidade.
Qual o sentido da vida para o estoicismo
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESTOICISMO: VIRTUDE, TRANQUILIDADE E FELICIDADE. O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).
Qual é a grande lição do estoicismo
A grande lição do estoicismo é a busca pela virtude e a autossuficiência emocional, aceitando as circunstâncias fora de nosso controle e cultivando a resiliência.
Como o estoicismo pode te ajudar a sofrer menos
Concentre-se no que você pode controlar (ou seja, suas ações, pensamentos e julgamentos). É comum encontrarmos pessoas em estado de sofrimento por tentarem controlar o incontrolável. Se você parar de se preocupar com o que não controla, você não será uma dessas pessoas, e terá uma enorme mudança na sua vida.
O que fala o estoicismo sobre a morte
De acordo com Sêneca, a morte nada mais é que um não ser: “Não há incômodo algum na morte, pois, isso a que ela causasse incômodo, precisaria ser”.
Como os estoicos descrevem a alma
Os estoicos pensavam que a melhor maneira de representar a alma é com a figura de um polvo. Isso porque a alma é capaz de duas coisas: ela é a absorção de dados sensíveis, ou seja, ela é capaz de experimentar coisas, e ela é o movimento em determinada direção, ou seja, ela é capaz de aderir ou não ao que experimentou.
O que é Deus para os estoicos
Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo. Deus é a razão, o logos, a ordem de todas as coisas na natureza, ele é o destino e a necessidade suprema.
O que a Bíblia fala sobre o estoicismo
Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.
Como colocar em prática o estoicismo na minha vida
Conheça 5 aplicações do Estoicismo para a sua vida
- 2.1. Superando sua raiva.
- 2.2. Lidando com críticas e haters.
- 2.3. Valorizando o que importa na vida.
- 2.4. Refletindo sobre amor e relacionamentos.
- 2.5. Aceitando o que está fora do seu controle.