O que o estoicismo fala sobre os males da vida?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O estoicismo irá entender que na vida humana os eventos são transitórios e muita das vezes incontroláveis. De fato, durante a vida, situações agradáveis e desagradáveis acontecem a todos, mas o que determina a origem da angústia é a tentativa de controlar uma situação desagradável que é incontrolável.

Os estóicos estabelecem que “o único bem é o honesto, o único mal é o vergonhoso”, assim, alguns tinham valor positivo, outros negativos e finalmente outros seriam sem valor.

A filosofia estoica tem o foco na vida prática, nas ações e acontecimentos do cotidiano e em como o ser humano lida com esses acontecimentos racionalmente. Segundo o pensamento estoico, há coisas que não estão sob o controle das pessoas e há coisas que são possíveis de serem controladas.

Os estoicos suportavam as adversidades com calma e dignidade, mas também acreditavam que as circunstâncias da vida de um homem podia se degradar a tal ponto (seja devido a uma tragédia pessoal, à ruína e a subsequente miséria, seja devido a uma doença dolorosa e terminal), que um suicídio indolor se tornava a coisa ...

Os estoicos ensinam como viver uma boa vida, a partir de ações práticas e mentais como, manter o foco nas coisas que podem ser controladas. As ideias difundidas por essa escola filosófica ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade, tratar a insegurança, indisposição, cansaço, sentimentos e sensações de negatividade.

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.

Os estoicos em geral e Epicteto em particular têm uma concepção diferente de Deus, nem otimista nem pessimista, mas realista. Para os estoicos, Deus é o próprio Cosmos, o mundo. Ele não está fora do mundo nem o criou do nada, mas, sendo ele próprio corpóreo, se identifica com o mundo material.

– Como previsto, quando encontrar com pessoas difíceis, dê a elas o benefício da dúvida. Imagine o que elas podem estar passando, os problemas e as dificuldades de cada pessoa. Tire-se do centro dos problemas, coloque um olhar gentil sobre o outro. – Não revide!

A grande lição do estoicismo é a busca pela virtude e a autossuficiência emocional, aceitando as circunstâncias fora de nosso controle e cultivando a resiliência.

Estoicismo. Na mesma época dos hedonistas, Zenão de Cício fundava o pensamento estóico, desprezando os prazeres em geral, por considerar que deles decorrem muitos males. Segundo ele, deve-se buscar eliminar as paixões, que só produzem sofrimento. O homem sábio vive de acordo com a natureza e a razão.