Conhecimento Geral

O que o Sol representa para os egípcios

O Sol era compreendido como o deus Rá, uma das figuras divinas mais importantes, uma vez que marcava o ritmo de vida dos egípcios. O seu movimento diurno era entendido e representado por um percurso de barco no céu e durante a noite Rá e o seu barco eram engolidos por Nut.

... Ler mais

Como os antigos chamavam o Sol

Para os índios, o sol era uma pessoa e se chamava Kuandú. Kuandú tinha três filhos: um é o sol que aparece na época da seca; o outro, mais novo, sai na chuva e o filho do meio ajuda os outros dois quando eles estão cansados.

... Ler mais

Quem foi o maior dono de escravos no Brasil

Francisco Félix de Sousa

Francisco Félix de Sousa (Salvador, 4 de outubro de 1754 — Uidá, Benim, 4/8 de maio de 1849), foi o maior traficante de escravos brasileiro e Xaxá da atual cidade de Uidá no Benim.

... Ler mais

Quem foi o maior dono de escravos

Francisco Félix de Sousa (Salvador, 4 de outubro de 1754 — Uidá, Benim, 4/8 de maio de 1849), foi o maior traficante de escravos brasileiro e Xaxá da atual cidade de Uidá no Benim.

... Ler mais

Quais são os heróis da resistência negra no Brasil

Em Palmares viveram dois grandes heróis negros: Ganga Zumba, líder de Palmares até 1678, quando foi morto após as dissidências no quilombo pela questão de um acordo de paz com os portugueses; e Zumbi dos Palmares, que assumiu o cargo em seguida, até a destruição do quilombo, em 1694.

... Ler mais

Onde surgiu a escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil foi implantada nas primeiras décadas da colonização e aconteceu na década de 1530, quando os portugueses implantaram o sistema das capitanias hereditárias e deram início ao processo de colonização da América Portuguesa.

... Ler mais

Qual foi o último país a abolir a escravidão na América do Sul

Brasil

O movimento abolicionista ganhou força a partir da década de 1870, e parte considerável da sociedade brasileira aderiu à causa. As principais formas de resistência foram realizadas pelos escravos por meio de fugas e de revoltas contra seus senhores. O Brasil foi o último país da América a abolir o trabalho escravo.

... Ler mais

Quem foram as três pessoas mais importantes da Revolução Russa

De Nicolau 2º a Stálin, conheça cinco homens centrais na Revolução Russa

  • Nicolau 2º (1868-1918) ...
  • Aleksandr Fiodórovitch Kerênski (1881-1970) ...
  • Vladímir Ilitch Ulianov (Lênin) (1870-1924) ...
  • Iósif Vissarionovitch Dzhugashvili (Stálin) (1879-1953) ...
  • Liév Davidovitch Bronstein (Trótski) (1879-1940)
... Ler mais

Por que Santo Agostinho segura um coração

Durante seus estudos, Agostinho se familiarizou com a psicologia clássica, que era atenta ao simbolismo do coração. A antiguidade clássica considerava o coração como o centro vivificante da pessoa humana. É a fonte do calor, da vida e da consciência.

... Ler mais

O que significa a alma para Agostinho

Segundo Agostinho, a alma, juntamente com o corpo, é um entre os dois constituintes que formam um ser humano7. O filósofo africano parte da ideia platônica de que a alma humana é uma “[...] substância que participa de uma razão adaptada ao governo de um corpo”8.

... Ler mais

Quantos livros Santo Agostinho escreveu

Aurélio Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África.

... Ler mais

Porque Agostinho se converteu

"A conversão de Santo Agostinho foi em um momento de crise existencial e um processo que levou anos. Ele tinha um ímpeto de buscar o sentido da vida, e, nessa busca, ele não havia encontrado até então.

... Ler mais

Como Santo Agostinho explica a Trindade

A Trindade apresenta uma única substância; é um só Deus em três Pessoas, e não três deuses. Como afirma Agostinho (1994, p. 27), a “Trindade é um só Deus verdadeiro e quão realmente se diz, se crê e se entende que com o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem uma só substância ou essência”.

... Ler mais

Como era a vida de Santo Agostinho antes de ser santo

Seu pai, Patrício, era pagão; sua mãe, Santa Mônica, educou-o na fé católica e, mais tarde, teve papel fundamental na sua conversão. Na juventude, Agostinho teve uma boa educação. Chegou a ser professor de gramática aos 20 anos e, em Cartago, tornou-se um grande mestre de retórica — arte pela qual era apaixonado.

... Ler mais

Qual a diferença entre o pensamento de Platão e Santo Agostinho

Agostinho diz que o conhecimento é resultado da iluminação divina, a centelha de Deus dentro de cada um. Já Platão, dizia que nossa alma já contemplou todas as ideias antes de nascer, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhecendo as ideias.

... Ler mais

Por que os portugueses vieram para o Brasil em 1500

Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

... Ler mais

Por que Cabral mudou sua rota e veio parar no Brasil

O objetivo da viagem da esquadra era chegar até Calicute, na Índia, onde Cabral tinha ordens de realizar trocas comerciais com o mercado de especiarias locais. O caminho a ser traçado seria oficialmente o realizado dois anos antes por Vasco da Gama.

... Ler mais

O que os portugueses viram quando chegaram ao Brasil

De toda forma, a expedição seguiu cruzando águas desconhecidas até que, no dia 21 de abril, os marinheiros avistaram sinais de terra: algas. Na manhã do dia 22 de abril, mais um sinal foi avistado: pássaros. Por fim, no final da tarde desse mesmo dia, os tripulantes avistaram terra.

... Ler mais

Qual a principal diferença entre a 1 e A 2 lei de Mendel

Seu principal conceito estava na determinação de uma característica a partir de dois alelos que se separaram na formação dos gametas. Isso a diferencia da 2ª Lei, na qual ocorre a herança simultânea de genes e, portanto, de características combinadas.

... Ler mais

Qual foi a conclusão da segunda lei de Mendel

Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura. Como resultado, a 2ª Lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte maneira: “Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso”.

... Ler mais