Comportamento

Por que eu sou tão paranóica

Abuso emocional e/ou físico e vitimização durante a infância podem contribuir para o desenvolvimento desse transtorno. Com frequência, outros transtornos ocorrem concomitantemente. Por exemplo, a pessoa com transtorno de personalidade paranoide pode ter também um ou mais dos transtornos a seguir: Esquizofrenia.

... Ler mais

O que é vigorexia e suas consequências

Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.

... Ler mais

Qual o oposto de cognitivo

O chamado sujeito cognoscente é o oposto do sujeito ignorante, que por sua vez se ausenta da vontade de conhecer, saber e assimilar novas informações.

... Ler mais

Qual a diferença de cognitiva e comportamental

A principal diferença entre elas, segundo o diretor do instituo Cognitivo, é que “a terapia comportamental não inclui os conceitos do cognitivismo. Já a terapia cognitivo-comportamental busca integrar os construtos mentais e as técnicas cognitivas com as técnicas comportamentais”.

... Ler mais

O que é motora cognitiva

Uma habilidade motora envolve a própria qualidade do movimento; envolve principalmente o como fazê-lo (por exemplo, um salto em altura). Uma habilidade cognitiva envolve as decisões sobre que movimento fazer; envolve principalmente a seleção do que fazer (por exemplo, jogar xadrez).

... Ler mais

Como descrever os aspectos cognitivos

Necessita de explicações complementares para realização das atividades propostas com vistas a assimilação/compreensão dos conteúdos. Demonstra atitude positiva ou negativa em relação aos conteúdos acadêmicos. Apresenta facilidade na expressão verbal. Demonstra criatividade de pensamento.

... Ler mais

O que melhora a função cognitiva

Uma outra forma interessante de estimular o cérebro é desafiar a si mesmo a fazer ou aprender algo que nunca fez antes. Aulas de artes ou cursos de idiomas podem aumentar a flexibilidade do cérebro! Além disso, a interação social é sempre uma novidade e também pode ajudar a melhorar o desempenho cognitivo.

... Ler mais

Como estimular a parte cognitiva do idoso

Exercícios. A prática regular de uma atividade física também promove benefícios que ajudam a melhorar o desempenho cognitivo de idosos. Atualmente, existem vários estudos, nas mais diversas áreas, comprovando que pessoas ativas apresentam melhor memória, comparadas com as sedentárias.

... Ler mais

Qual a diferença entre esquizofrenia é borderline

Quanto à cognição, no transtorno borderline podemos ter alucinações auditivas intermitentes, enquanto que na esquizofrenia temos alucinações principalmente auditivas e contínuas. Ainda sobre borderline X esquizofrenia, temos ideação paranoide e despersonalização.

... Ler mais

Qual a diferença entre Borderline e narcisista

Borderline tem coração e sentimentos , são empáticos . Porém sem controle , agem por impulso e muitas vezes na raiva! . Narcisistas não são pessoas reais , são literalmente robôs programados por eles mesmos para arruinar a vida das pessoas , arrancar a sua autoestima , confiança e felicidade .

... Ler mais

Como borderline manipula

Indivíduos com borderline tomam atitudes impulsivas para evitar um possível abandono. Eles ficam com raiva ou sentem muito medo dessa possibilidade, podendo entrar em pânico ao imaginar esse cenário. É comum que fiquem irritados quando uma pessoa está atrasada ou cancela um compromisso, por exemplo.

... Ler mais

Quanto tempo dura a mania de um bipolar

A fase de mania é um estado psíquico muito instável. Durante essa fase é muito difícil manter a funcionalidade, pois há diminui da necessidade de sono, exposição a comportamentos de risco e intensificação de compulsões (alimentar, jogos, compras e desejos sexuais). Sua duração varia de semanas a meses.

... Ler mais

Como saber se é atraso ou autismo

Atraso na fala é sinal de autismo?

  1. Falta ou ausência de contato visual;
  2. Dificuldade em entender e compartilhar emoções;
  3. Prejuízos na interação social;
  4. Não se virar para olhar quando chamado pelo nome;
  5. Fixação por objetos que não chamem a atenção das demais pessoas;
  6. Movimentos repetitivos com o corpo ou fala.
... Ler mais

Como é a linguagem do autismo

Crianças com TEA podem apresentar dificuldade no desenvolvimento de fala e linguagem, por vezes demoram para começar a falar e, quando isso acontece, a linguagem pode ser utilizada de forma pouco funcional, apresentando ausência ou redução da fala espontânea, mesmo em situações de interação.

... Ler mais

O que as crianças autistas mais gostam de fazer

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

... Ler mais

O que crianças autistas costumam fazer

Alguns exemplos disso são:

  • Agitar ou esfregar as mãos;
  • Balançar o tronco para frente e para trás;
  • Andar na ponta dos pés;
  • Pular;
  • Girar;
  • Fazer movimentos repetitivos com as pernas;
  • Bater palmas.
... Ler mais

O que irrita uma pessoa com autismo

As crises de agressividade no autismo podem ser desencadeadas por uma série de fatores, tais como: Sobrecarga sensorial: Sensibilidades sensoriais podem levar a uma sobrecarga de estímulos, como barulhos altos, luzes fortes ou texturas desconfortáveis, que podem desencadear uma resposta agressiva.

... Ler mais

O que significa a expressão fechado

Trancado, escondido: fechado a sete chaves. Diz-se do tempo quando ameaça tempestade. Diz-se de uma negociação chegada a termo: a compra do terreno é negócio fechado. Pouco acessível, introvertido: temperamento fechado.

... Ler mais

Como age uma pessoa positiva

Manter uma atitude positiva diante da vida consiste em encontrar possibilidades diante das mais diversas situações. É a capacidade de ser resiliente perante as adversidades, mesmo quando elas parecem muito desafiadoras.

... Ler mais

O que é ser uma pessoa positiva

De modo genérico, pessoas positivas são aquelas que nutrem pensamentos positivos e lançam mão (mesmo que involuntariamente) da psicologia positiva para alcançarem seus objetivos. O pensamento positivo é uma forma de processar informações com uma visão otimista.

... Ler mais