Vão ou vai?

Perguntado por: rapolinario5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

«Vai haver concertos» ou «Vão haver concertos»? A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.

Vão indica (principalmente) a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo. Eles vão agora. Elas já vão.

O pronome LHE substitui objetos indiretos. Para os objetos diretos devemos usar os pronomes: o, a, os, as. A frase certa é: “VAI FAZER dez anos que não O vejo (ou que não A vejo)”.

A diferença entre "vai" e "vão" é o número da pessoa gramatical. "Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão.

A expressão correta é «vai haver mudanças». O verbo «haver», com o sentido de «existir», não tem sujeito («mudanças» é, na verdade, o complemento direto); e, por isso, só se usa na 3. ª pessoa do singular.

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

Espaço vazio ou abertura: 6 abertura, espaço, intervalo, janela, lacuna, rasgo, vácuo.

Por isso o correto é dizer “vamos cantar os parabéns”, “meus parabéns a você”, “esses parabéns estão atrasados”. O determinante que acompanha o substantivo (seja ele um artigo ou um pronome adjetivo) deve sempre estabelecer a devida concordância nominal.

Ex.: DEVEM RESTAR (e não deve restar...) alguns OBJETOS na prateleira. / VÃO SOBRAR (e não vai sobrar...)

E Lá se Vai… Lá se Vão.

Sem apoio, em falso; baldadamente, inutilmente.