E houve ou houveram?
O correto utilizar sempre 'houve' em vez de 'houveram'. O verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. Isso é válido para os sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido.
Por que não existe houveram
Isso significa que não há flexão de número (do plural) do verbo haver. Portanto, houveram é uma conjugação que não está de acordo com a norma culta. Veja os exemplos: - Houve diversas inscrições para o vestibular deste ano.
Tiveram houveram
A forma conjugada houveram tem uma utilização muito reduzida, estando apenas correta a conjugação do verbo haver em todas as pessoas quando o verbo haver se apresenta como verbo auxiliar, com sentido equivalente ao verbo ter: eles tiveram; eles houveram.
O que ouve ou o que houve
A forma correta é houve. Corresponde à terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo do verbo haver, utilizado com sentido de «existir; acontecer». Ouve é uma forma do verbo ouvir e significa «escutar; prestar atenção».
É correto falar houvessem
O certo é “houvessem ou não existido opiniões contraditórias”. É importante observar que o verbo haver está usado como auxiliar (=ter). É o mesmo que “tivessem ou não existido opiniões contraditórias”.
É correto falar haverão
Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.
Como substituir a palavra houveram
2 passaram, aconteceram, sucederam, ocorreram, deram-se, verificaram-se, decorreram, transcorreram, advieram.
Como usar o verbo haver no plural
Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.
Quando não haver ou houver
O que 'houver' tem 'a ver' com 'haver'?
Contudo, não há semelhança entre os dois. Enquanto 'a ver' costuma indicar relação com algo, 'haver' é sinônimo de 'existir'. 'Houver', por sua vez, nada mais é que o verbo 'haver' no futuro do subjuntivo.
Quando usar houverem
Significado de Houverem
Houverem vem do verbo haver. O mesmo que: existirem, possuírem, tiverem, acontecerem, ocorrerem, reouverem, comportarem, presenciarem, restarem.
Como se conjuga o verbo haver no passado
Pretérito imperfeito: havia, havias, havia, havíamos, havíeis, haviam. Pretérito perfeito: houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram. Pretérito mais-que-perfeito: houvera, houveras, houvera, houvéramos, houvéreis, houveram.
Faz anos ou fazem anos
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Qual a diferença entre houver e ouver
A palavra correta é “houver”, que é uma forma conjugada do verbo haver. A palavra “ouver” não existe na língua portuguesa.
Qual a diferença entre ouvir e houve
Enquanto “houve” é a forma conjugada do verbo “haver” na 1ª ou na 3ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo; “ouve” é a conjugação do verbo “ouvir” na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo.
Como se pronuncia ouve ou houve
Houve e ouve: homófonos
As formas verbais houve e ouve apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Quando se usa houvessem
Houvessem vem do verbo haver. O mesmo que: existissem, possuíssem, tivessem, acontecessem, ocorressem, reouvessem, comportassem, presenciassem, restassem.