Como eram as roupas íntimas de antigamente?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A partir do século XIV a moda era ter seios pequenos e ventre arredondado. Por conta disso as mulheres usavam tiras de linho ou couro macio como bandagens para pressionar os seios e enchimento sob o vestido para aumentar o volume do ventre.

O primeiro traje íntimo que surgiu na antiguidade foram os protosutiãs, e possuíam diversas terminologias. Na Grécia eram as tiras de pano que tinham como função cobrir e achatar os seios. Na Grécia Helenística foi Page 3 3 criado o apodesme, uma faixa enrolada sob o busto para apoiá-lo (ALVES E MARTINS, 2018).

Hoje, a lingerie ganha presença até mesmo em produções de looks do dia a dia, ajudando a moldar o corpo ou aparecendo como um detalhe feito para ser mostrado.

As primeiras lingeries
O primeiro registro que se tem da lingerie vem da Grécia Antiga. Naquele tempo, era comum que as mulheres usassem uma faixa de pano ao redor do tórax para cobrir e sustentar os seios. Além disso, elas usavam também uma espécie de fralda de algodão na parte de baixo.

Ao que tudo indica, a sua versão mais antiga — o corpete — começou a ser usado na Grécia Antiga, mais especificamente na Ilha de Creta, há aproximadamente 4.500 anos. De início, eles eram usados para evitar que a queda natural dos seios trouxesse mudanças na aparência das mulheres.

Mas a roupa íntima não protege apenas a nudez do olhar de outras pessoas. Ela também é importante como forma de proteção contra o frio e as possíveis consequências, como uma infecção da bexiga (que, embora seja muito mais comum nas mulheres, também atinge os homens).

A calcinha em português de Portugal é cueca. Os portugueses usam a palavra cueca para se referir às peças íntimas que homens e mulheres usam por baixo das roupas.

Como vimos, a roupa íntima descartável é uma solução prática e higiênica para diversas situações do dia a dia. Seja em viagens longas, durante o pós-parto ou em casos de incontinência urinária, elas garantem segurança e conforto para quem precisa usá-las.

11 anos

Cada menina tem um biotipo. Por isso, é importante a mãe avaliar se o seio já está dando sinais de crescimento e em qual momento a menina está preparada para começar a usar a peça. A idade média para a menina começar a usar sutiã é entre 9, 10 e 11 anos.

Por isso, o título de criadora do primeiro sutiã foi registrado pela nova-iorquina Mary Phelps que, com a ajuda de sua empregada francesa, criou uma espécie de porta-seios usando dois lenços e fitas para bebê. Depois reproduziu o modelo para as suas amigas e patenteou sua invenção em 1914.

Sabe aquele look incrível que você não quer que a lingerie fique aparecendo? O sutiã adesivo será seu melhor amigo nessa ocasião! Sem alças, nem laterais, ele é preso à pele por meio de um material aderente, oferecendo muito conforto e confiança.