Qual é o nome do bullying?

Perguntado por: dgentil6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Bullying (inglês), também chamado de intimidação sistemática, intimidação vexatória, violência escolar e bulimento, é o uso de força física, ameaça ou coerção para abusar, intimidar ou dominar agressivamente outras pessoas de forma frequente e habitual.

Tipos de bullying

  • Bullying físico. ...
  • Bullying psicológico. ...
  • Bullying verbal. ...
  • Bullying social. ...
  • Cyberbullying.

Resumo: O Bullying é uma ação de violência repetida que ocorre em ambiente escolar, praticada por um agressor (Bullie) ou um grupo deles, com intenção de causar mal a uma ou mais vítimas. O Cyberbullying é uma forma virtual do Bullying que se caracteriza por usar a internet, em mídias sociais, para a agressão.

O seu significado vem do inglês e quer dizer amedrontar. Refere-se a atitudes ameaçadoras que se processam por meio de agressões físicas ou verbais e que podem impedir o desenvolvimento físico e emocional saudável.

Sinônimos de Bullying
intimidação bolinagem molestação rejeição intolerância conspiração perseguição agredir bulir agitar mover mexer implicar caçoar mexer com mais...

O agressor
É a pessoa que pratica bullying e normalmente, quer ser visto como o "popular" pelos colegas da escola. Em muitos casos, se sente poderoso e satisfeito em provocar o sofrimento do outro.

A especialista diz que o bullying físico, verbal e psicológico são os que acontecem com mais frequência e, muitas vezes, começam como brincadeiras inofensivas.

Os tipos de bullying diferenciam-se a partir do modo como são praticados. Podem ser entendidos como físico, moral, psicológico, material, verbal, social, sexual, preconceituoso e ciberbullying.

Por isso, é preciso analisar com mais cuidado e classificar esse abuso de acordo com os seus 5 principais tipos: psicológico, físico, verbal, sexual e virtual. Também é preciso ter sempre muita atenção para diferenciar bem as situações, pois nem toda agressão pode ser considerada bullying.

Bullying: Não é brincadeira é Crime, se maior poderá ser preso e ter que pagar indenização, se menor sofrerá sanções disciplinares estabelecidas pelo ECA e os responsáveis pelo menor poderão ser condenados a pagar indenização por danos morais.

Projeto de lei 6.521/19 - Tipifica o crime de intimidação sistemática virtual (cyberbullying) e o assédio sistemático virtual (cyberstalking). Projeto de lei 3.402/21 - Acrescenta o art. 140-A ao decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de cyberbullying.

Bullying é a violência física ou psicológica contra alguém. Praticada de forma intencional e repetidamente, pode ocorrer na escola, em casa e em tantos outros ambientes. Os alvos desse tipo de agressão são pessoas que fogem fisicamente do padrão de um grupo ou que tem hábitos diferentes desse mesmo grupo.

O bullying começou a ser pesquisado entre 10 e 20 anos na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescente. Sem receber a atenção da escola ou dos pais, que geralmente achavam as ofensas “bobas”, a criança recorria a uma medida desesperada.

A palavra bullying deriva do inglês bully, que apresenta duas definições; como substantivo o termo bully significa agressor e como verbo significa intimidar, e o seu derivado bullying definido como comportamento agressivo”, con- forme descrito por Souza & Almeida4.

O mesmo dicionário tem também bulimento, o ato ou efeito de bulir, e bulidor, aquele que o pratica. Ou seja, temos palavras para designar tanto o sujeito (bully), como o verbo (to bully) e o ato decorrente (bullying).

Na situação de bullying, é muito comum que haja uma mobilização para dar suporte às vítimas, mas o bully (quem pratica os atos) também precisa ser apoiado. “Não existe vilão aqui”. Geralmente o agressor também está em sofrimento emocional, mas é comum que não tenha consciência disso, é como um algoz de si mesmo.