Quais as consequências do bullying na vida das pessoas?
Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos são apenas alguns exemplos de como este tipo de agressão pode prejudicar a criança que é vítima dele.
O que o bullying pode causar na vida de um adolescente
As consequências a curto prazo da envoltura com o bullying são demonstradas pelo jovem com ansiedade, baixa autoestima, diminuição no desempenho escolar e falta de vontade de ir a escola (BRINO; LIMA, 2015).
Quais são os sentimentos que as vítimas de bullying podem desenvolver
Ser vítima de bullying pode resultar em emoções difíceis, como raiva, vergonha, ansiedade e isolamento social. A terapia pode ajudar as vítimas de bullying a perceber, compartilhar e processar sentimentos dolorosos. Estes sentimentos, quando deixados desacompanhados, podem afetar negativamente o bem-estar pessoal.
Quais as consequências sociais do bullying para além dos muros da escola
Para FANTE (2005), as conseqüências para as vítimas do bullying são graves e abrangentes, causando a falta de interesse pela escola, onde o aluno encontra dificuldades de aprendizagem, rendimento escolar abaixo da média, e até mesmo a evasão escolar.
Quais são as principais causas do bullying
Causas do bullying
Busca pela popularidade ou status social, reforço da identidade do grupo (e consequente exclusão daqueles que não fazem parte do grupo) e afirmação de poder são algumas das razões que podem motivar um autor de bullying a praticá-lo.
Como o bullying afeta o cérebro de quem sofre
O bullying persistente pode levar a uma deformação estrutural no cérebro de adolescentes, de acordo com um novo estudo. O bullying é um problema sério para muitas crianças e adolescentes que podem causar muitos problemas mais tarde, incluindo impactos a longo prazo na saúde mental.
Como o bullying na adolescência prejudica a vida adulta
“Quando os traumas provocados pelo bullying não são tratados, ficam armazenados no subconsciente e podem se manifestar também na fase adulta, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade nas relações pessoais, amorosas e na convivência em sociedade.
Como fica a pessoa que sofre bullying
O isolamento, as humilhações e a forte sensação de medo propiciam impactos a longo prazo nas vítimas do bullying. Baixa autoestima, insegurança, ansiedade, estresse, ataques de pânico e depressão são alguns exemplos.
Quais são as características das pessoas que praticam o bullying
Os agressores são crianças com baixa tolerância à frustração que gostam de provocar, magoar e destruir para sentir que têm poder, ou seja, é uma necessidade de afirmação pessoal. Comparativamente com os seus pares, são crianças com dificuldades em fazer amigos e não gostam da escola.
Quem pratica bullying e inseguro
Na situação de bullying, é muito comum que haja uma mobilização para dar suporte às vítimas, mas o bully (quem pratica os atos) também precisa ser apoiado. “Não existe vilão aqui”. Geralmente o agressor também está em sofrimento emocional, mas é comum que não tenha consciência disso, é como um algoz de si mesmo.