Quando usar se não é senão?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Quando esse termo é escrito junto, ele geralmente significa “do contrário”, “caso contrário”, “a não ser”. Exemplo: Tenho que ir à aula, senão perderei os comentários do professor. Tenho que ir à aula, caso contrário perderei os comentários do professor.

Ocorre que “mesmo se nada der certo”, expressão mais moderna e de sabor mais coloquial que se emprega tanto no Brasil quanto em Portugal, funciona da mesma forma.

A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma).

A palavra não deriva do latim "non", que significa negação, partícula negativa, por oposição ao sim.

Agora, se o termo tiver o sentido de contraposição, ele é escrito junto. Substitua o “senão” por CASO CONTRÁRIO. Se a frase continuar a fazer sentido, é porque o “senão” é escrito junto.

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Há outras situações em que o verbo pode estar implícito e é a vírgula quem vai decidir se escrevemos senão ou se não. Por exemplo: Chegue cedo, se não [chegar], vai perder o lugar! (Chegue cedo, caso não chegue, vai perder o lugar!)

As duas formas são corretas.

Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Em primeiro lugar, vamos direto ao ponto: somente a forma “de novo” é correta. Desse modo, a utilização da palavra “denovo” é incorreta e, assim, não deve ser empregada.

2 nunca, jamais, de jeito nenhum, de jeito algum, de maneira nenhuma, de maneira alguma, de modo algum, de modo nenhum, em nenhuma circunstância, em circunstância alguma, em nenhum momento, em momento algum, em tempo nenhum, em tempo algum, nenhuma vez.