Tem remédio para gordura no fígado?

Perguntado por: zaguiar . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Não existe um medicamento que sozinho consiga tirar a gordura do fígado.

Os pilares principais do tratamento para gordura no fígado são focados na dieta saudável e na prática de atividades físicas, sendo raros os casos que o uso de medicamentos é necessário.

Gordura no fígado tem cura? A cura dependerá da causa. Por exemplo, se a causa for hepatite B ou C, uma vez tratada, a esteatose desaparecerá. Já se for álcool ou uso de medicamentos, desaparecerá após deixar o uso.

Não existe um tratamento específico para excesso de gordura no fígado. Em todos os casos, a recomendação é adequar a alimentação, fazer atividade física e não consumir bebida alcoólica. Isso é ainda mais importante quando há sobrepeso ou obesidade.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Yoga ou Pilates: essas atividades ajudam a alongar o corpo e a melhorar a flexibilidade, além de ajudarem a reduzir o estresse, o que também pode contribuir para a perda de gordura visceral.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Conhecido como Esteatose Hepática não alcoólica, o acúmulo de gordura pode causar inflamações que, com o tempo, se tornam lesões e cicatrizes. Os casos mais graves podem desenvolver cirrose e levar à perda da função do órgão, abrindo a necessidade de transplante.

Um cidadão com 90 quilos precisaria enxugar apenas 4,5 quilos para começar a desfrutar das benesses. “Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser.

O que é a gordura no fígado grau 3? Como era de se esperar, a gordura no fígado de grau 3 é mais grave do que as outras (a de grau 1 e a de grau 2).

Silimarina. A silimarina é um medicamento utilizado na prevenção e no tratamento de danos tóxicos, metabólicos e infecciosos nas células hepáticas.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada ao consumo de álcool, o consumo frequente de café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os pesquisadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes mesmo dos primeiros sinais aparecerem.

Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de alcachofra ou o suco de melão com hortelã podem auxiliar no tratamento da gordura no fígado, porque ajudam a diminuir os níveis de colesterol "ruim" e triglicerídeos no sangue, ou porque protegem e regeneram as células do fígado, mantendo o órgão saudável.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.