Tem que tomar cefalexina em jejum?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Em casos graves de crianças com mais de 1 ano, a dose pode chegar a 100 mg/kg/dia. A cefalexina pode ser tomada com estômago cheio ou vazio.

Após a administração de cefalexina em indivíduos normais, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas, em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas.

De acordo com a bula, a cefalexina deve ser administrada por via oral e independente das refeições, conforme a orientação do seu médico.

Drágeas. Cefalexina é apresentado em drágeas para administração oral e pode ser usado independente das refeições.

alimento ajudar a proteger o estômago. alimento não interferir na absorção do medicamento.

alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A ação farmacológica da cefalexina costuma ter início 60 minutos depois da ingestão.

Portanto, o consumo de álcool deve ser fortemente desencorajado durante as 24 horas que antecedem o início do tratamento até 72 horas depois do fim do tratamento antibiótico.