Porque a cefalexina da diarreia?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Nos intestinos (tripa) existem milhões de bactérias minúsculas que auxiliam a digestão dos alimentos. Quando os antibióticos destroem a bactéria nociva que causa a infecção, também destroem a “boa” bactéria. O processo de destruição e desenvolvimento de nova bactéria nos intestinos origina a diarreia.

Água, água e mais água. Se diarreia for resultado da ação de antibióticos, você corre o risco de desidratação. Beba bastante água ao longo do dia e procure ajuda médica caso a situação se prolongue ou se agrave.

A reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a cessação da terapia. Tem também ocorrido dispepsia, dor abdominal e gastrite. Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, tem sido raramente relatada hepatite transitória e icterícia colestática.

Nessas situações, é bem-vindo o soro fisiológico administrado por via oral e distribuído gratuitamente nos postos de saúde. Perdas mais graves podem exigir que a reposição de líquidos seja feita por via endovenosa. * No que se se refere à nutrição, na medida do possível, a alimentação habitual deve ser mantida.

Na maioria dos casos, o quadro se instala durante o uso do medicamento, e pode regredir espontaneamente alguns dias depois que a pessoa deixou de receber a medicação. Há outros, porém, em que a diarreia se instala vários dias depois que o tratamento com antibióticos foi interrompido.

Os antibióticos usados para combater bactérias que causam infecções agem também diminuindo as bactérias que fazem parte da microbiota, levando a um desequilíbrio da flora intestinal, o que pode causar diarreia, que geralmente é autolimitada e melhora com o uso de sintomáticos e probióticos.

Quanto tempo leva para fazer efeito? De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

Incorporar um probiótico à sua rotina durante o tratamento com antibióticos pode ajudar a manter ou, se necessário, restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus ...

Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites (inflamação da mucosa da bexiga) não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.